Para conscientizar moradores e turistas foram colocadas faixas nas praias da Cidade e também nas estações das barcas


Desde o início do mês, a Defesa Civil de Guarujá começou afixar faixas de alerta sobre os perigos dos raios, durante a temporada de verão. A estação mais quente do ano tem como característica fortes tempestades acompanhadas de muitas descargas elétricas. Guarujá tem uma média de 1.022 raios por ano.


Para conscientizar moradores e turistas foram colocadas faixas nas praias da Cidade e também nas estações das barcas de Vicente de Carvalho e no Terminal de Passageiros, no Ferry Boat. Além disso, a equipe da Defesa Civil realizou a distribuição de materiais informativos.


As mensagens relembram a importância de se proteger durante as tempestades: “Ao som de trovões, procure abrigo”. A iniciativa faz parte da campanha estadual realizada todos os anos, no litoral paulista.


Pela característica geográfica, as praias tornam-se um ponto muito comum das descargas elétricas, mas a atenção deve ser redobrada também em qualquer atividade realizada ao ar livre, seja ela um passeio de bicicleta, banho de piscina ou futebol.


Cuidados


Ao perceber a aproximação de uma tempestade, saia da praia imediatamente. Procure abrigo em locais protegidos por para-raios, como edificações habitadas. Caso não seja possível se abrigar num prédio seguro pelas proximidades, a melhor opção é se deitar no chão a espera do término da tempestade, pois os pontos mais elevados do terreno têm maiores chances de atraírem as descargas elétricas.


Em hipótese alguma fique na água.  A chance de uma descarga atmosférica cair no local é grande e como o líquido é um bom condutor, a energia ainda irá se propagar por uma superfície bem mais ampla.


Outro perigo é se proteger sob uma árvore, guarda-chuva ou qualquer local que sirva como um para-raios. O ideal é evitar esses lugares e se abrigar numa construção de alvenaria.