Um grupo de 17 alunos do Centro de Educação Infantil do CEU Uirapuru, de São Paulo, conheceu o mar na Praia da Enseada, no último dia 11.


Apesar de parecer corriqueiro para quem mora no Litoral, ver o mar pode ser um sonho distante para muitos no País. Dezessete estudantes de 3 anos de idade do Centro Educacional Unificado (CEU) Uirapuru, de São Paulo, puderam concretizar esse objetivo nas águas da Praia da Enseada, em Guarujá, na última quarta-feira (11), com o auxílio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Foi a primeira vez que a maioria deles brincou no mar.


A diretora do Centro de Educação Infantil (CEI) do CEU Uirapuru, Érika Correia Pedrosa, explica que a escolha por Guarujá foi motivada pela beleza e limpeza das praias, se comparadas com as das outras cidades da Região. A escolha também teve um aspecto emocional: a primeira vez que a diretora viu o mar também foi em uma praia do Município.


Para o secretário-adjunto de Turismo, experiências como as de Érika fazem valer iniciativas como essa. “Toda a divulgação da Cidade é bem vinda. Nós procuramos acolher e bem receber os turistas para que eles levem essa experiência positiva com eles e passem a frequentar a Cidade”. O secretário destaca que as crianças sempre vão associar o mar a Guarujá.


Quem recebeu a excursão, que contou com as 17 crianças e mais 15 adultos que acompanharam a atividade, foi Vera Lúcia de Sousa Santos, proprietária do Quiosque da Vera (Quiosque 36 da Praia da Enseada) e presidente da Associação dos Quiosqueiros de Guarujá. “É importante para as crianças, que vão conhecer o mar, e também é importante para a Cidade, pela propaganda em longo prazo.”, explica.


O coordenador pedagógico do CEI, Clécio Azevedo Santos, afirma que a atividade é parte do aprendizado das crianças. “Procuramos incentivar o desenvolvimento sensorial das crianças. Trazê-las para a praia permite que elas entrem em contato com ambientes diferentes do que estão acostumadas, além de se enquadrarem em um projeto de educação com sustentabilidade”.


As crianças se divertiram com a atividade. No meio de muita brincadeira, Agatha Lorena, uma das alunas, deixou registrada a sua opinião: “estou adorando”.