Unidade de Guarujá garante acompanhamento médico e psicológico, rede de apoio e outras atividades para crianças, adolescentes e pais atípicos

Inaugurada há sete meses, a Associação de Pais e Amigos Autistas de Guarujá (Apaag 3), em Santa Cruz dos Navegantes, ampliou em oito vezes, o número de atendimentos realizados. O equipamento iniciou suas atividades com quatro pacientes, e hoje, um total de 39 são atendidos.

“Desde que meu filho passou a receber atendimento aqui, ele apresentou grandes evoluções. Ele vem desenvolvendo a fala, aceita muito mais a alimentação, além de fazer novos amigos”, afirma a publicitária, Jeissiane Santos Martins Ferreira, mãe de Luis Henrique, de 6 anos.

O filho frequenta a Unidade há três meses. Antes da inauguração, a mãe conta que precisava de dois ônibus para se deslocar até o atendimento, no Centro da Cidade. “Mas agora está perto e conseguimos vir de bicicleta ou a pé”.

O acesso de Luis Henrique ao atendimento foi possível graças ao convênio celebrado entre a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e a Associação. Anualmente, a entidade recebe repasse no valor de R$ 407 mil, viabilizado através de emenda parlamentar.

Atendimentos

A Appag 3 oferece atendimento com profissionais de diversas áreas, como fisioterapeuta, assistente social, fonoaudióloga e psiquiatra infantil, além de psicóloga,  sendo esta também disponível também para os responsáveis.

A Unidade ainda conta com uma sala de integração sensorial, onde os pacientes podem, através de brincadeiras, desenvolver senso de espaço e fortalecer a musculatura, melhorando as habilidades motoras. Lá, atendem a terapeuta ocupacional e a fisioterapeuta.

Também faz parte da terapia os grupos de alimentação, onde diversas refeições são ofertadas para os menores. A coordenadora técnica da Associação, Veridiana Almeida dos Santos, explica que a relação de pessoas autistas com comida é diferente, podendo levar um ano para aceitarem determinados tipos de alimento.

Hoje, a psicóloga atende os 39 pacientes e seus familiares, com sessões em grupo e individual. A fonoaudióloga faz hoje o atendimento de 10 crianças e adolescentes, assim como a fisioterapeuta. O Grupo de Brincar e o Grupo de Estimulação Precoce apresentam sete participantes, e o de Alimentação é composto atualmente por três pessoas.

Além das atividades internas, os pacientes também participam de ações ao ar livre, com o intuito de acostumar os pacientes a estímulos diversos. Eventos e reuniões com os familiares também são promovidos no local.

Os atendimentos médicos, que ocorrem uma vez por mês, são realizados por um neurologista e abrangem pessoas com hipótese ou confirmação do TEA. “Temos uma parceria com a Prefeitura, com o intuito de atender as demandas da rede municipal de saúde”, conta Veridiana. A Unidade ainda possui vagas, e assim que preenchidas, uma fila de espera será criada. Em abril, haverá a ampliação de consultas com a fonoaudióloga.

Serviço

O Apaag 3 fica na Rua Benedito García de Moura, 63, em Santa Cruz dos Navegantes, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Outras informações através do telefone (13) 99606 8431.