Grupo composto por gestores públicos das cidades que integram o Conisud foi recebido pela Prefeitura, com objetivo de espelhar os projetos de sustentabilidade desenvolvidos no Município

União em prol da sustentabilidade. A Prefeitura de Guarujá recebeu seis cidades do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), com objetivo de mostrar detalhes técnicos de iniciativas oriundas do projeto ‘Recicla Guarujá’. A visita contou com a presença de gestores públicos das cidades de Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, e da Conisud.

O projeto ‘Recicla Guarujá’ consiste em mobilizar a população para o manejo adequado dos resíduos e ampliar o serviço de coleta seletiva. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Organização Não Governamental (Ong) Espaço Urbano. No entanto, a visita é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

Na oportunidade, o grupo conheceu cinco das 14 Lojas Eco-Troca do Programa ‘Reciclou, Ganhou!’, que troca embalagens plásticas por itens como alimentos, brinquedos e produtos de limpeza. O programa já recuperou mais de 28 toneladas plástico, aumentando a quantidade, bem como a qualidade dos materiais destinados corretamente para reciclagem.

“A nossa Cidade é um exemplo em questão de reciclagem e sustentabilidade. É um imenso prazer fazer parte desse momento. Ver que a nossa Pérola do Atlântico tem muito a contribuir com outros municípios”, definiu o secretário de Turismo de Guarujá, que ficou responsável por receber as autoridades.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Juquitiba, ressalta a importância do trabalho desenvolvido em Guarujá e o espelhamento para implantação nas cidades que integram o Conisud.

"Entendemos que a metodologia criada pelo Espaço Urbano é uma ação ambiental necessária. Buscamos trazer esse projeto para nossas cidades e conscientizar nossa população. Sem dúvida haverá um salto na questão da geração de emprego e na mudança de comportamento", definiu.

Lojas Eco-Troca visitadas:

- Loja “Reciclou, Ganhou” Nossos Mares - Balneário Praia do Perequê (ao lado da Associação dos Pescadores);

- Loja “Reciclou, Ganhou” do Tombo - Av. Prestes Maia, em frente ao número 276 - Jardim Las Palmas;

- Loja “Reciclou, Ganhou” do Turismo - Mirante das Galhetas - R. das Galhetas - Jardim Astúrias;

- Loja “Reciclou, Ganhou” da Cultura - Teatro Procópio Ferreira - Av. Dom Pedro I, 350 - Jardim Tejereba;

- Quiosque Tia Chica - Av. Miguel Estefno, 1368 - Enseada, 11440-530.