Ao todo, foram 46 saídas ambientais, com aproximadamente 1.350 munícipes, incluindo escolas municipais, estaduais, particulares e entidades da Cidade

Na última semana, o Programa Caminhos da Mata, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), encerrou suas atividades de 2019. No total, foram realizadas 46 saídas ambientais, com aproximadamente 1.350 munícipes, incluindo escolas municipais, estaduais, particulares e também entidades assistenciais e Organizações Não Governamentais (ONGs) da Cidade.

A última saída aconteceu no dia 10 e levou munícipes atendidos pelo Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati) ao Condomínio Iporanga, para aulas de Educação Ambiental. Desde junho, com o retorno do programa, 14 escolas municipais, cinco estaduais, uma particular e também quatro entidades assistenciais e ONGs participaram das atividades promovidas pelo ‘Caminhos da Mata’.

As saídas têm como principal objetivo promover a conscientização ambiental para os cidadãos de Guarujá, com foco especial na população jovem, por meio de roteiros diversificados e educativos.

Durante as visitas, são abordados temas como os problemas da poluição para os rios e oceanos, como é feito o tratamento de água e esgoto, os ecossistemas do Município, histórias de importantes pontos turísticos da Cidade, aspectos geográficos e hidrográficos, entre outros aspectos.

O supervisor biólogo responsável pelo Programa Caminhos da Mata, conta que trabalhar com  Educação Ambiental é uma tarefa desafiadora, pois permeia assuntos transdisciplinares, muitas vezes fora do conteúdo escolar e da vivência dos munícipes. “Muitos grupos nos presentearam com a demonstração de que nossa prática levou ao aprendizado. O ano foi muito positivo e em 2020 teremos novidades”.

O Caminhos da Mata

O programa possui 10 roteiros de temas distintos e transdisciplinares por pontos da Cidade. São realizadas práticas de educação ambiental, a fim de auxiliar e conscientizar os participantes para questões de cuidado e preservação.

O ‘Caminhos da Mata’ atende instituições de Ensino municipal, estadual e particular, além de universidades, ONGs e sociedade civil organizada. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones: (13) 3308-7853 e (13) 3308-7855.