Inicialmente, será feita a remoção do telhado da quadra poliesportiva por empresa especializada; mais de 4 mil matriculados da unidade voltam às aulas no próximo dia 29

A Prefeitura de Guarujá iniciou, nesta quinta-feira (18), a revitalização da quadra poliesportiva do Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) João Paulo II, no Pae Cará, em Vicente de Carvalho. Uma empresa contratada em caráter emergencial está encarregada de desmontar o telhado do local, permitindo que a unidade retome o funcionamento imediatamente. Este trabalho tem previsão de conclusão até a próxima semana e os mais de quatro mil matriculados do equipamento devem voltar às aulas já em 29 de abril.

Por segurança, o Caec e a Escola Municipal Vereador Ernesto Pereira, que fica em terreno contíguo, encontram-se interditados desde o último mês de fevereiro, após uma vistoria técnica de rotina. A Defesa Civil de Guarujá e uma equipe de engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Seinfra) identificaram a necessidade de reparos estruturais das colunas de sustentação da quadra do Caec, além de recomendar a suspensão de funcionamento, de ambos os equipamentos.

O prazo estimado desta primeira etapa é sete dias úteis. Enquanto transcorrem os trabalhos no telhado da unidade, um processo de licitação para a reforma completa do espaço e da piscina do Caec segue em tramitação. Uma vez concluído o serviço inicial de desmontagem da cobertura da quadra, as duas unidades voltam a atender plenamente.

O secretário de Educação de Guarujá, acompanha o processo desde o início e reforça que a prioridade é garantir uma infraestrutura segura para a população. “Estamos trabalhando para normalizar o atendimento do Caec o mais breve possível, e vamos seguir buscando recursos para aprimorar ainda mais esse serviço tão necessário para a nossa comunidade”, destacou o titular da pasta.

20 mil alunos

Atualmente, Guarujá e o Distrito de Vicente de Carvalho contam com sete Caecs, instalados estrategicamente. Eles atendem cerca de 20 mil crianças, jovens e adultos mensalmente, a partir da oferta de cursos gratuitos em esporte, cultura e geração de renda. Somente no Caec João Paulo II, são pouco mais de 4 mil matriculados em 50 modalidades. Todos recebem o suporte necessário de monitores e professores voluntários.