Com prancha adaptada, a instituição proporciona surfe e diversão aos alunos

A Sociedade Mais Forte (SMF) é parceira da Prefeitura de Guarujá e proporciona aulas de surfe para pessoas com deficiência (PCD), utilizando pranchas adaptadas. A entidade atende 40 alunos inscritos no projeto e turistas interessados nas aulas, desde que todos sejam maiores de 18 anos. As atividades acontecem nas sextas-feiras e sábados, das 9 às 15 horas, na Rua General Monteiro de Barros s/nº, no canto da Praia das Astúrias.

A SMF foi criada, entre 2010 e 2011, a partir da necessidade inicial de seu presidente, o surfista Taiu Bueno, atleta de alto rendimento que acabou ficando tetraplégico após sofrer queda de uma onda mal completada. A princípio, o projeto atendia somente voluntários. Porém, em dezembro de 2022, passou a desenvolver aulas para PCDs.

O atleta, que estava impossibilitado de surfar, explica como surgiu a ideia de criar a prancha diferenciada para realização do surfe adaptado e como essa invenção mudou sua vida. “Um amigo meu, Pacelli, colocava o filho dele, que era um bebê, em cima de um stand-up com um bebê conforto na frente. A partir daí, os voluntários Alexandre Cebola e o Jordano Paiva planejaram criar uma prancha maior, com um assento para poder me colocar, assim, possibilitando o surfe e novos dias de alegria no esporte”, relata o presidente da SMF.

O presidente pontua que o colaborador Neco Carbone desenvolveu o shape da prancha no computador e a peça foi fabricada. Alexandre Cebola e Jordano Paiva desenvolveram um assento exclusivo moldado para o corpo de Taiu e, assim, acoplar na prancha.

Raio-X

Numero de atendidos: 40 inscritos e turistas

Investimento anual: R$105.000,00

Convênio: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel)