Usafas Las Palmas, Jardim dos Pássaros e Sítio Conceiçãozinha, além da US Santa Rosa, aplicarão vacinas contra covid-19 e influenza; também serão realizados eletrocardiograma e exame preventivo entre outros atendimentos


Neste sábado (20), quatro unidades de Saúde de Guarujá abrirão as portas para oferecer opção de atendimento aos munícipes que trabalham durante a semana. Um dos principais objetivos é convidar a população para colocar em dia a vacinação contra a influenza e a covid-19.


Das 9 às 15 horas, na Unidade de Saúde (US) Santa Rosa (Avenida Manoel da Cruz Michael, 387), os moradores poderão atualizar a caderneta de vacinação e realizar exames previamente agendados. A US estará aberta para realização de coleta de preventivo e eletrocardiograma já agendados, além de vacinação de influenza e Pfizer bivalente.


A Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25) realiza Dia D, das 9 às 15 horas, com coleta de preventivo, eletrocardiograma agendado, testes rápidos de sífilis e HIV, avaliação odontológica, além de vacina contra covid-19 e influenza, beneficiando, principalmente a comunidade local e do bairro Santo Antônio.


A farmácia também estará aberta nesse período para atendimento ao público. Segundo a gerente da Unidade, toda a população está convidada. “O objetivo é permitir que as pessoas que trabalham durante a semana tenham a oportunidade de se cuidar. Queremos acolher todo o público que, muitas vezes, não tem agenda durante a semana”.


Na Usafa Sítio Conceiçãozinha (Rua Santo Antonio, 117), o atendimento será das 8 às 16h30, com a realização de eletrocardiograma (ECG) e exame preventivo (papanicolau) agendados previamente. Será realizada também, vacinação de rotina contra influenza e covid-19, sem necessidade de agendamento.


Já a Usafa Jardim Las Palmas (Rua José Alves de Oliveira, s/nº) funcionará das 8 às 17 horas, para vacinação contra influenza e covid-19, além de livre demanda de preventivo e eletrocardiograma. De acordo com o gerente da Unidade, a meta é acolher todos os pacientes atendidos, a fim de tirar dúvidas e orientar sobre os serviços oferecidos. “Fortalecendo o vínculo com a comunidade, aumentamos a eficácia e a taxa de resolução dos casos no dia a dia”, explica.


Vacinação


Em Guarujá, pessoas com 18 anos ou mais podem tomar a vacina bivalente contra a covid-19 em 20 postos de vacinação, instalados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas), de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. O objetivo do imunizante é oferecer uma proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes. É necessário estar com o esquema básico completo (1ª e 2ª doses). Já contra a influenza, a imunização é para todas as pessoas acima dos 6 meses de idade.