Com auxílio de carro de som, a ação percorreu a faixa de areia das Astúrias e Pitangueiras na quarta-feira (18) para alertar sobre os riscos do novo coronavírus

A Prefeitura de Guarujá desenvolveu na tarde de quarta-feira (18), uma ação de alerta a banhistas sobre a necessidade do isolamento social e os perigos do novo coronavírus (Covid-19). A ação ocorreu na faixa de areia de duas das principais praias da Cidade, Astúrias e Pitangueiras, que no momento tinham a presença de inúmeros frequentadores de todas as idades, de crianças a idosos.

Com o apoio de agentes da Defesa Civil Municipal, da Guarda Civil Municipal e de funcionários da Secretaria de Saúde (Sesau), a atividade aconteceu em cerca de três quilômetros de faixa de areia, com a distribuição de panfletos com orientações sobre os cuidados necessários para evitar a propagação do novo coronavírus.

A iniciativa foi bem recebida, inclusive pelos próprios banhistas. “É preciso que cada um de nós se esforce e dê sua parcela de contribuição. É um momento delicado, em que o País inteiro precisa colaborar para evitar a propagação do novo coronavírus”, destacou o chefe do Executivo. “Nossas praias são lindas, mas é preciso evitar aglomerações nesse momento. Logo essa situação vai melhorar e não só as praias, mas a Cidade inteira receberá a todos de braços abertos, como sempre aconteceu”, complementou.

Medidas

Em decisão conjunta anunciada na última segunda-feira (16), os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista anunciaram 11 medidas emergenciais de combate ao novo coronavírus, entre elas a suspensão das aulas em escolas municipais, eventos públicos e, ainda, a suspensão da emissão de licenças para veículos de turismo, inclusive as permanentes. As medidas servem, como recomendação, ao setor privado, também.

De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes Bares e Similares de Guarujá (Sinhores), o índice de ocupação nos hotéis de Guarujá no último fim de semana chegou a 70%. Para o próximo fim de semana (dias 21 e 22), apesar dos alertas e todas as medidas restritivas, ainda há índice de 15% de reservas.

A ação nas orlas das praias de Guarujá se repetirá nos próximos dias, com a ajuda de carros de som. A Cidade ainda produziu 120 faixas de alerta para a necessidade do isolamento social, que serão afixadas nas praias e também nos bairros.

Situação de emergência

A Prefeitura de Guarujá trabalha na elaboração de um decreto de estado de emergência específico para a situação do novo coronavírus, que deve ser publicado no Diário Oficial do Município. A medida estabelece uma situação jurídica especial para a execução de ações e contratações emergenciais de insumos, produtos e até de médicos, se for necessário.

Até o momento, a Cidade não possui nenhum caso confirmado da doença. A Sesau monitora 21 pessoas consideradas suspeitas, que estão em isolamento domiciliar enquanto aguardam o resultado do teste laboratorial, realizado exclusivamente pelo Instituto Adolfo Lutz. A maioria dos pacientes possui histórico de viagem à China ou Itália.