Serão 800 vagas destinadas aos professores e outras 120 para as equipes técnicas da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e das unidades escolares; formação continuada é uma realização da Universidade do Estado de São Paulo

Em Guarujá, cerca de mil profissionais da rede municipal de ensino poderão participar de formação virtual do Projeto Ecossistema de Inovação na Educação Básica. A formação continuada é uma realização da Universidade do Estado de São Paulo (USP) em convênio com a Prefeitura e trata do uso da internet e das mais diversas tecnologias de informação e comunicação em sala de aula.

As inscrições terminam nesta quinta-feira (30) e devem ser feitas diretamente nas escolas de origem do profissional. No total foram disponibilizadas 800 vagas aos educadores da rede municipal, além de outras 120, destinadas às equipes técnicas da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) e das unidades escolares.

O curso, que seria iniciado presencialmente em abril, agora ocorrerá na segunda quinzena de agosto de maneira virtual, em função da pandemia do novo coronavírus. Com a realização de um módulo por mês, a capacitação tem duração de quatro meses. Nele, os educadores poderão fazer interação em tempo real, com os tutores via web.

Segundo a Sedel, como o mercado apresenta abundante oferta de soluções de tecnologias para educação, em especial as chamadas plataformas digitais, essas constituem questões pontuais e não interagem entre si, o que dificulta sua adoção às práticas dos educadores, uma vez que teriam que usar diferentes soluções para contemplar todo o processo de ensino-aprendizagem.

A proposta da USP contempla um conjunto de ações, com destaque para a formação e soluções integradas ao sistema digital de autoria e prototipagem multimídia, gestão do conhecimento/aprendizagem, análise de dados, bem como com o aplicativo de participação com suas funcionalidades, acessibilidade, layout personalizado e dimensionado aos alunos e professores da rede municipal de ensino.