Implantado há dois meses, o projeto tem como objetivo incentivar a educação ambiental, bem como, a alimentação saudável

Na última sexta-feira (25), o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá recebeu a visita de alunos da Escola Estadual Miguel Estéfno, em uma tarde divertida e de muito aprendizado. Os estudantes conheceram o Projeto Horta Orgânica Solidária.

O Projeto implantado há dois meses, tem como objetivo incentivar a educação ambiental, bem como a alimentação saudável. A iniciativa também visa à doação de todos os itens colhidos na horta (verduras e hortaliças) para famílias que compõem o cadastro oficial de extrema vulnerabilidade em segurança alimentar do Município.

“É uma satisfação receber esse alunos e poder mostrar esse trabalho que é feito com muito carinho pela nossa equipe e que já beneficiou mais de 50 famílias com verduras frescas”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Os estudantes conheceram os canteiros de plantação de alface, beterraba, rúcula, salsa, almeirão entre outras verduras. Aprenderam sobre compostagem e tiveram a oportunidade de plantar uma muda. “Foi muito interessante aprender mais sobre a horta. A visita me fez lembrar a história dos meus pais, no tempo que eles moravam na roça e cultivavam seus próprios alimentos”, afirmou o estudante, Giovani Souza, 18 anos.

O coordenador pedagógico da Escola Miguel Estéfno, Ivan Duque Ribeiro ressaltou a importância da visita. “Nosso intuito foi prestigiar esse trabalho realizado aqui no Fundo Social e também trocar experiências. É o aprender na prática. Nossos alunos estão fazendo uma horta na escola e pretendemos que eles participem de todo o processo desde o plantio até a refeição”, ressaltou.

Horta Orgânica

Um dos objetivos de uma horta orgânica é promover o cultivo sem agredir o solo e o meio ambiente. São utilizadas apenas técnicas naturais tais como a adubação por composteiras e minhocários.