Encontros serão realizados em dois horários, na Escola Municipal 1º de Maio, até o dia 19 de maio

A Prefeitura de Guarujá inicia as formações do Projeto Dentro da História – Dentro Educa, desta vez com professores da rede municipal de ensino. Os encontros começam nesta sexta-feira (12) e prosseguem até 19 de maio, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16h30, na Escola Técnica Municipal 1º de Maio, no Jardim Boa Esperança.

As formações envolverão professores de sala regular, técnicos das equipes escolares, coordenadores e supervisores de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que terão oficina interativa no laboratório de informática da Escola.

No “Dentro da História”, os alunos, por meio de uma plataforma virtual, criarão seus avatares personalizados para a produção final de um livro, trabalhando habilidades cognitivas e socioemocionais. Ao todo, quase 13 mil estudantes do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), de 20 escolas serão contemplados por meio do Projeto.

A proposta visa ampliar os saberes sobre o universo literário e tecnológico, de forma lúdica e significativa, tornando as aulas ainda mais interessantes. A primeira etapa do Projeto aconteceu ao final de março, com apresentação da metodologia para os técnicos da Seduc e das escolas. Agora, será a vez dos professores. As ações seguem as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e têm como foco principal o estímulo ao hábito da leitura e o saber lidar com as emoções.

Na prática

Os alunos poderão acessar a plataforma digital do projeto em sala de aula, podendo criar o próprio avatar, personalizando características físicas e roupas. Finalizado esse processo, o livro irá para impressão, sendo entregue ao aluno posteriormente em um momento especial.

As histórias são de autores renomados, como Maurício de Souza e Ziraldo, de modo que serão trabalhados quatro títulos a cada ano do Ensino Fundamental I, escolhidos pela equipe de coordenação pedagógica e educacional da Seduc.

Sobre o Projeto

A ‘Dentro Educa’ é o braço educacional por trás do Projeto Dentro da História, que nasceu há sete anos em uma bienal do livro, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo levar às escolas cadastradas um projeto híbrido, começando no digital e sendo transformado no livro físico depois.