Mutirões mensais de implantes contraceptivos acontecem na Casa Rosa

Os mutirões para implantação do método contraceptivo em adolescentes se consolidaram como estratégia de saúde pública na prevenção da gravidez precoce, em Guarujá. Foram mais de 1.550 jovens atendidas em cinco anos, com a redução em 40% da gravidez na adolescência. Na terça-feira (17), data em que o Sistema Único de Saúde (SUS) completou 34 anos de criação na Assembleia Nacional Constituinte, a Prefeitura de Guarujá realizou a edição de maio no Instituto da Mulher – Casa Rosa, atendendo mais 80 adolescentes.

A prefeita de Guarujá em exercício acompanhou o mutirão. Ginecologista obstetra e servidora pública da rede municipal há 16 anos, a prefeita em exercício ressalta que "a prevenção da gravidez na adolescência é uma política pública de extrema importância e urgência, sobretudo em uma cidade como a nossa, marcada em sua história pelos contrastes sociais. Prevenir a gravidez é primordial para que as adolescentes possam planejar o seu futuro e ter filhos no momento certo", salienta.

"Os mutirões já demonstraram sua eficácia e segurança. Em cinco anos, atendemos mais de 1.550 meninas e mulheres e a redução da gravidez na adolescência foi de 40%. Estamos falando de uma experiência de sucesso e de grande importância para a saúde pública", assegura a prefeita em exercício.

O método que a Prefeitura de Guarujá oferta pelo SUS gratuitamente custa cerca de R$ 3 mil na rede privada. Ele garante que a menina ou mulher fique até três anos sem engravidar. A medida é direcionada as adolescentes de 12 a 19 anos e mulheres, de qualquer idade, em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 80 vagas para as pacientes agendadas e encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas).

Diálogo entre mães e filhas

A estudante Giovanna Nascimento, de 16 anos, estava acompanhada da mãe, a cuidadora Ingrid Nascimento. Moradoras do Jardim Progresso, a adolescente passou por exames e atendimento ginecológico e psicológico na Usafa do bairro. “É importante fazer o implante para não engravidar. Quero terminar os estudos, fazer faculdade de Ciências Biológicas porque me interesso pelos oceanos, além de curtir e sair com os amigos”, relata a jovem.

Para Ingrid, o diálogo sobre todo tipo de assunto com a filha desde a primeira menstruação facilitou a decisão. “Como eu não quero ser avó precoce, tive a ideia e conversamos muito antes de tomar a decisão. Hoje esse é o método mais eficaz em termos de gravidez”, considera a mãe de Giovanna.

A técnica de enfermagem Liliane Marques da Silva levou a filha Stephany Marques dos Santos, de 12 anos, para fazer o implante. “Hoje em dia está tudo muito rápido e o procedimento é simples”, opina Liliane.

Agendamento

As meninas e mulheres que se enquadrem no protocolo estabelecido e se interessem pelo implante contraceptivo poderão solicitar o encaminhamento médico nas UBSs ou nas Usafas. O agendamento do procedimento deve ser feito pela Unidade de Saúde no Instituto da Mulher – Casa Rosa (Rua Quinto Bertoldi, 5 – Vila Maia). No dia marcado para o procedimento, a paciente deve levar o encaminhamento médico e um documento original com foto.