Iniciativa envolverá diretores, vice-diretores, orientadores de ensino e supervisores


A Secretaria de Educação (Seduc) de Guarujá planeja para 2022 a realização de um concurso interno voltado aos profissionais das escolas da rede municipal de ensino. Atualmente, a iniciativa já existe, mas contempla somente os diretores das unidades escolares, exceto creches (Neims) e Centros de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs).


Agora, o objetivo da Seduc é ampliar esse procedimento para vice-diretores, orientadores de ensino (pedagógico e educacional), além dos supervisores, através de um concurso de projetos de gestão. Hoje, para essas funções, a escolha se dá a partir da análise de currículo e plano de trabalho.


De acordo com o secretário de Educação de Guarujá, “a ideia da Prefeitura de ampliar para outras funções, é estabelecer critérios para todas as categorias, garantindo um procedimento rigoroso e cada vez mais transparente”, afirma.


Para colocar o concurso em prática, o secretário conta que a Seduc já desenvolve estudos necessários e adianta que precisará fazer alteração na lei complementar 135 (Estatuto do Servidor), para que outras funções sejam incorporadas em um novo regramento. Uma minuta do projeto deverá ser enviada à Câmara Municipal.


Em 20 de novembro de 2020, a Prefeitura já havia publicado no Diário Oficial do Município, uma regulamentação do concurso de projetos de gestão por meio do decreto 13.993 – datado de 6 de novembro do mesmo ano. Em seu artigo 1º, a medida determina que a ocupação da função de diretor das unidades escolares no ano vigente seja feita através de concurso de projetos, que passa por avaliação de Comissão técnica da Secretaria de Educação.