Iniciativa visa ampliar as ações de conscientização ambiental e o serviço de coleta seletiva; sociedade civil organizada pode participar da cerimônia de abertura à distância, basta se inscrever em https://bit.ly/3wZqBo4

‘Recicla Guarujá’, este é o nome do projeto que será lançado pela Prefeitura e a Organização não Governamental (Ong) Espaço Urbano nesta quinta-feira (7), às 14h30, no Delphin Hotel (Avenida Miguel Estefno, 1295 - Jardim Tejereba). A cerimônia de abertura acontecerá de forma híbrida, podendo a sociedade civil organizada participar à distância, mediante o preenchimento da ficha de inscrição disponível em https://bit.ly/3wZqBo4.

O objetivo da iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Ong Espaço Urbano, consiste em mobilizar a população para o manejo adequado dos resíduos e ampliar o serviço de coleta seletiva. A Rede pela Circularidade do Plástico, um movimento da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), é uma das patrocinadoras do projeto.

No plano de trabalho do programa constam metas como: fornecimento de capacitação para cooperativas e gestores; desenvolvimento de ações socioambientais junto à comunidade da sede do Município e do Distrito de Vicente de Carvalho; e aumento da recolha de material reciclável. O conjunto de ações será responsável por promover uma Cidade mais limpa, consciente e sustentável.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, a união de esforços irá gerar muitos benefícios, sobretudo, pelo embasamento técnico e científico que os profissionais envolvidos no projeto carregam. “Em um ano, que é o prazo inicial para o desenvolvimento das atividades, teremos alcançado centenas de munícipes e empresas. E serão eles os principais agentes multiplicadores dessa iniciativa”, destacou o titular.