Quatro famílias receberam as chaves nesta segunda-feira (28). Na terça-feira (29), mais quatro serão contempladas. Já as 64 restantes receberão suas chaves no decorrer de janeiro. Ao final já serão 312 contempladas no projeto

Nesta segunda-feira (28), a emoção marcou a cerimônia que deu início à entrega de mais 72 apartamentos triplex do Conjunto Habitacional Parque da Montanha, na Vila Edna, em Guarujá. Quatro famílias receberam as chaves de suas moradias, realizando o sonho da casa própria. Nesta terça-feira (29), mais quatro pessoas serão contempladas. Já as 64 famílias restantes receberão suas chaves no decorrer de janeiro. Com mais esses 72 apartamentos, serão 312 moradias já entregues no Parque da Montanha de um total de 1.962 previstas em todo o projeto.

Michele Silva dos Santos Pinheiro foi uma das beneficiadas com um apartamento. Ela disse que esperou 22 anos para conquistar a tão sonhada moradia. "Fui uma das primeiras moradoras da Prainha e durante todo esse tempo sobrevivemos aos riscos por morar em uma área  a poucos metros da linha férrea. Hoje eu só quero agradecer  a Deus, porque só ele sabe a hora certa pra tudo na vida da gente. Agora é vida nova pra mim, meu marido e minha filha", disse, emocionada.

Assim como Michele, Alexandre dos Santos, Joseilda Alves e Dalva Aparecida Ribeiro compartilharam da mesma emoção. Eles também viviam na Prainha há mais de 20 anos e, agora, deixam para trás todas as dificuldades para começar uma nova etapa em suas vidas.

Alexandre, por exemplo, disse que realizou seu sonho e só não está mais feliz porque muda para o novo apartamento sozinho. Sua esposa, uma enfermeira que atuava no Hospital Santo Amaro, ajudando a salvar vidas, foi vencida pela covid-19. "Lutamos juntos para chegar este dia, mas agora vou ter que seguir sozinho. Agradeço por alcançar mais essa graça".

"A paciência e a esperança são as palavras que acalentam a todos para chegar neste momento. Este é o resultado de muito trabalho e dedicação da equipe da Secretaria de Habitação, que com todo zelo e determinação conseguiu recuperar esse empreendimento relegado  ao abandono por mais de 12 anos. Vamos continuar lutando em busca de  parcerias e recursos para concluir as demais unidades e resgatar a dignidade de todas essas famílias", garantiu o chefe do executivo.

Entrega gradativa

A exemplo do que começou a ser feito no dia 30 de junho deste ano, aniversário de emancipação político-administrativa da Cidade, para evitar aglomerações, a entrega dos 72 apartamentos será gradativa. Na ocasião, foi iniciada a entrega dos primeiros 180 apartamentos, sendo quatro a cada dia. Em outubro, começaram as entregas de mais 60 unidades, perfazendo 240 de um total de 1.962 a serem entregues.

Estão sendo priorizadas, por questão de segurança, as famílias das comunidades Marezinha e Prainha, que moram em área invadida ao lado da linha férrea, expostas a perigo iminente de acidentes e vulnerabilidade social há décadas.

O Parque da Montanha é a terceira etapa do Projeto Favela Porto Cidade, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), conforme o contrato de repasse nº 218.827-99, firmado em outubro de 2007, com o Ministério das Cidades, atual Ministério do Desenvolvimento Regional, sob a gestão da Caixa Econômica Federal. As duas etapas anteriores se deram na comunidade da Prainha.