Cerimônia simbólica contará com a presença do prefeito e da família do surfista homenageado; ato acontece nesta sexta-feira (28), às 10 horas

A mais nova atração da orla de Pitangueiras tornou realidade uma justa homenagem a um amante das praias de Guarujá: o surfista Tony Villela dará nome a um píer de contemplação no chamado “canto do Maluf”, que proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas da Cidade. A cerimônia simbólica de entrega do Píer Tony Villela acontece nesta sexta-feira (28), às 10 horas, Alameda Mal. Floriano Peixoto, no sopé do Morro da Campina.

O prefeito de Guarujá estará à frente da cerimônia, que terá a presença da família do surfista. A estrutura, que já foi um bar, estava fechada e sem uso há mais de um ano, até se tornar um equipamento da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), após permissão de uso concedida pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Por isso, até dezembro de 2039,o espaço ficará aos cuidados do Município.

Para a revitalização do ponto, a Setur firmou uma parceria com um empresário local, que arcou com toda a mão de obra e material utilizados. Um deck com guarda corpo em madeira, somado à extensão de um piso em cimento queimado deram nova vida ao lugar.

Homenagem
Muito conhecido em Guarujá pela devoção ao mar e à prancha, Tony Andreo Villela, aos 32 anos de idade, não hesitou em arriscar a própria vida para trazer à faixa de areia quatro surfistas que se afogavam no canto esquerdo da Praia de Pitangueiras, próximo ao píer – único ponto de sua extensão em que as águas são mais agitadas.

Tony salvou a vida dos jovens, mas infelizmente, acabou falecendo, tornando o dia 14 de setembro de 2008 ainda mais cinzento, uma vez que durante a manhã do ocorrido, a chuva banhava a Cidade. Seu ato heroico foi reconhecido e repercutiu em todo o Brasil.

O secretário de Turismo não tem dúvidas de que a estrutura atrairá ainda mais pessoas a Guarujá após a pandemia do novo coronavírus. “A atitude de Tony foi repercutida em todo o País. Ele foi um herói ao salvar quatro vidas, mesmo colocando a sua própria em risco. Isso só nos faz refletir até onde um ser humano pode ser capaz de ir para ajudar outro. É uma homenagem mais do que justa a alguém que amava a Cidade, em especial a Praia de Pitangueiras”, finaliza.