Governador entregou obras de contenção de encostas no Morro do Macaco Molhado e anunciou a prorrogação do auxílio pelo Estado

Em visita a Guarujá, na manhã desta quinta-feira (18), o governador do Estado assinou o termo de autorização para renovação dos convênios de Auxílio Moradia Emergencial (AME), que contempla 600 moradores atingidos pelo temporal de março do ano passado. O governador também anunciou outro convênio, para atender as 90 famílias desabrigadas após o incêndio na Comunidade Prainha, na semana passada. A solenidade foi realizada na Escola Estadual Milton Borges Ypiranga, na Vila Edna.

O auxílio às vítimas dos deslizamentos se encerraria no próximo mês. Com a renovação do convênio, o auxílio será repassado até março de 2022. As famílias continuarão recebendo o valor de R$ 500 para pagamento de aluguel, sendo que R$ 300 do AME e R$ 200 complementado pelo Município, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Os moradores da Prainha também receberão a mesma quantia ao longo de 12 meses. “O auxílio chega em boa hora, haja vista que, na semana passada tivemos mais uma tragédia a afetar nosso povo”, disse o prefeito.

A visita do governador teve como objetivo a entrega das obras de contenção na encosta do Morro do Macaco Molhado, em Guarujá. As obras receberam investimento de R$ 23,5 milhões, por meio de convênio firmado junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional. As obras de contenção de encostas foram realizadas em uma área total de 6.314,37m² e garantem maior segurança para os moradores de todo entorno do Morro do Macaco Molhado.

“Essa obra representa um investimento de quase R$ 25 milhões do Estado de São Paulo, além de um investimento adicional da prefeitura do Guarujá. Todo o sistema de impermeabilização, construção de drenagem, captação de água de chuva, é um trabalho de engenharia de primeira qualidade. É um exemplo e uma referência para outras obras preventivas”, destacou o governador.

Em seu discurso, o governador fez elogios à obra e parabenizou o prefeito: “Agradeço a forma eficiente que você, liderando a prefeitura, contribuiu para minimizar os efeitos daquela tragédia de um ano atrás. Estendo meus cumprimentos a você e a todos da prefeitura de Guarujá. Nós estivemos aqui naquele mesmo dia e você já estava aqui tomando providências, como cabe a um prefeito que é competente, sério e responsável, que tem compaixão com o seu povo. Você foi exatamente isso que acabo de mencionar”, declarou Doria.

“A palavra que simboliza esse momento é gratidão. Gratidão ao Governo do Estado de São Paulo em resposta ao pronto atendimento feito na liberação de recursos e reconstrução do Morro da Bela Vista, que foi totalmente destruído pela força da natureza”, destacou o prefeito. Guarujá ainda pleiteia recursos da ordem de R$ 44 milhões para investimento em obras de contenção da Barreira do João Guarda e de outros morros da cidade.