Cerimônia simbólica ocorreu nesta terça-feira (6); compromisso foi firmado junto a 18 servidores, que serão responsáveis pela comissão até 2023

O prefeito de Guarujá ao lado de sua vice, empossou, na tarde desta terça-feira (6), os novos servidores responsáveis pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) até 2023. O compromisso foi firmado junto a 18 colaboradores em cerimônia simbólica no Paço Municipal Moacir Santos Filho (Av. Santos Dumont, n° 800, Santo Antônio).

A formação da comissão é paritária. Ou seja, precisa ter representantes dos empregados e do empregador – esses nomeados pela Administração Municipal, sendo que, de ambos os lados, as posições são divididas igualmente entre titulares e suplentes.

Nove deles foram definidos por meio de votação aberta aos pouco mais de 6 mil servidores públicos. E os demais nove, foram indicados pela própria Prefeitura.

Os representantes eleitos foram divulgados na edição do Diário Oficial n.º 4.379, de 19 de fevereiro de 2020. No entanto, devido às consequências dos deslizamentos provocados pelas fortes chuvas de março do ano passado e, logo em seguida, a pandemia do novo coronavírus, o ato de posse foi adiado.

“A CIPA é imprescindível para garantir a saúde e segurança de todos os profissionais que estão a serviço da Cidade diariamente”, declarou o prefeito.

Como a CIPA atua

À CIPA, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Gestão Administrativa (ADM), fica incumbida a missão de prevenir, por meio de planejamento e recebimento de demandas, os acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Mensalmente, são feitas reuniões para discutir as políticas internas pertinentes nesse sentido.

Para estar apta à função, toda a comissão foi submetida a um treinamento intensivo de cinco dias com temáticas como ‘Noções de legislação de segurança e medicina do trabalho (no estatuto do servidor e no regime CLT)’, ‘Elaboração de mapa de risco’, ‘Riscos ocupacionais’, ‘Noções básicas de prevenção e combate a incêndio’, entre outras.

O novo presidente da CIPA, Luciano Nunes Augusto, está motivado com o desafio e fez questão de agradecer aos apoiadores e participantes da comissão. “Fazer mediações é sempre desafiador. Para desempenharmos nosso trabalho, os sindicatos são determinantes para a conclusão harmoniosa de um processo. Por isso, os agradecemos pela comunicação e, ainda, a cessão de suas sedes para reuniões”, finalizou.

Confira a posição e o nome dos novos integrantes

Titular e presidente - Luciano Nunes Augusto

Titular - Fábio Henrique Fernandes Girardi Leite