Palestra reúne 300 alunos e profissionais da saúde em Guarujá

Publicado à

Evento envolveu funcionários do Cuidado Básico, UPAs e Usafas no Teatro Municipal Procópio Ferreira

Na última sexta-feira (9), profissionais do Cuidado Básico, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas) de Guarujá participaram do 13º Ciclo de Palestras do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Jardim Tejereba). Evento discutiu sobre leptospirose e também reuniu estudantes da área de saúde de toda a Baixada Santista. Ao todo, 300 pessoas estiverem presentes.

Entre os assuntos abordados, estavam os aspectos clínicos, epidemiológicos, diagnóstico e a presença atual da nefrologia no tratamento da doença, comumente transmitida pela urina de roedores infectados pelo vírus leptospira. Seus sintomas são febre alta, dor de cabeça, sangramento, dor muscular, calafrios, olhos vermelhos e vômitos.

O evento durou cerca de três horas e cada participante levou 1 kg de alimento não-perecível, cuja arrecadação foi direcionada ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá.

Ao final, foi realizada roda de conversa para o público interagir e tirar dúvidas com os médicos palestrantes, Marcos Montani Caseiro, Marcos Vinicius da Silva e Bruno Henrique, funcionários do Emílio Ribas Guarujá e São Paulo.