Esta será a segunda etapa da iniciativa que é voltada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino

Desenvolvido na rede municipal de ensino de Guarujá, o Projeto ‘Folclore e Empreendedorismo’ entra em nova fase na próxima semana. A iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc) – que é destinada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – passará a realizar oficinas a partir desta quarta-feira (3).

Serão oportunizadas atividades como fuxico, pedrarias, confecção de suporte para notebook e luminárias em PVC, além de customização. A programação termina no dia 9 (terça-feira) e cada unidade escolar terá duas oficinas.

Segundo explica a coordenadora de Desenvolvimento de Projetos da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o objetivo do ‘Folclore e Empreendedorismo’ é fortalecer a tradição e o folclore brasileiro nas unidades municipais que possuem a modalidade de ensino EJA. 

“A meta da Prefeitura é também de preparar esses alunos sobre como eles podem empreender, a partir do desenvolvimento de habilidades, auxiliando assim na economia criativa e na formação de novos profissionais, que aprenderão ainda técnicas financeiras, entre outros aspectos”, comentou.

Etapas – A última etapa da iniciativa será uma mostra com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante as oficinas, que está prevista para acontecer entre o final de novembro e começo de dezembro, nas unidades EJA. A primeira fase contou com apresentação dos grupos culturais da Associação Cultural Afro Ketu e o ponto de cultura Associação Folclórica Reisado Sergipano, Bumba meu Boi de Guarujá, com a participação do Instituto Arte em Movimento Ana Zucchi. As escolas receberam ainda exposições com detalhes de figurinos, utensílios, entre outros. 

Confira a programação das oficinas:

Quarta-feira (3) – EJA I e II

Escola Municipal Jacirema dos Santos Fontes (Morrinhos)

Quinta-feira (4) – EJA I e II

Escola Municipal Paulo Freire (Santa Clara)

Sexta-feira (5) – EJA I e II

Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues (Cidade Atlântica)

Segunda-feira (8) – EJA II

Escola Municipal Mário Cerqueira Leite Filho (Perequê)

Terça-feira (9) – EJA I e II

Escola Municipal Doutor Napoleão Rodrigues Laureano (Jardim Maravilha)