Nesta primeira remessa foram despachados quatro módulos, de um total de 21, que devem ser entregues em sua totalidade dentro de 15 dias

Guarujá dá mais um importante passo para seu desenvolvimento. Na manhã desta quarta-feira (1º), o primeiro lote dos módulos que formarão o terminal de passageiros do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá acaba de chegar à Cidade. Transportados de Goiás, os equipamentos foram descarregados na Base Aérea, que fica em Vicente de Carvalho e onde será instalado o aeroporto. A ação integra a 1ª fase do contrato firmado entre a Prefeitura de Guarujá e a Infraero.

Nesta primeira remessa, foram despachados quatro módulos, de um total de 21, que devem ser entregues em sua totalidade dentro de 15 dias. De acordo com a Infraero, o terminal foi projetado para atender a demanda de operações simultâneas de até duas aeronaves modelo Caravan – média de 10 a 12 pessoas por aeronvave, ou seja, 20 a 24 passageiros no total.

O terminal modular desmontável será montado próximo à atual entrada da Base Aérea, ocupando uma área total de 302,4 metros quadrados. Segundo a empresa, o projeto prevê salas de embarque e desembarque, áreas para check-in, café, sanitários, escritórios de órgãos públicos, das empresas aéreas e da Infraero, além de estacionamento com 19 vagas.

A previsão é que a primeira fase do aeroporto seja concretizada no primeiro semestre de 2022. “Esse terminal atenderá provisoriamente a operação do aeroporto até que a área definitiva seja instalada. Conforme o cronograma de desenvolvimento da empresa, isso acontecerá na terceira fase”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário.

Atualmente, o Município aguarda os desdobramentos da contratação da 1ª fase do licenciamento ambiental para a supressão de áreas verdes, necessária para a implantação do aeroporto. Paralelamente, a Infraero, contratada pela Prefeitura, aguarda resposta a pedido de verba feito ao FNAC (Fundo Nacional da Aviação Civil) para financiar o cercamento, reforma e infraestrutura da pista de pousos e decolagens.