Paratleta guarujaense será recebida pelo prefeito em seu gabinete, nesta quarta-feira (17), às 9 horas; posteriormente sairá em caminhão aberto do Corpo de Bombeiros, pelas ruas da Cidade

A paratleta de Guarujá Malú Mendes sagrou-se campeã da primeira etapa do Circuito Mundial Profissional de Surf Adaptado, realizada entre os últimos dias 8 e 13, na praia de Waikiki, no Havaí. A organização do evento é da Association of Adaptive Surfing Professionals (AASP) - liga mundial da modalidade.

O caminhão do Corpo de Bombeiros sairá do Paço Municipal Moacir dos Santos Filho e percorrerá as avenidas Santos Dumont (sentido praias), Puglisi, Leomil, Sobre as Ondas, General Rondon, Praça Walter Belian (Tombo), desce pela rua da Praia do Tombo, segue pelas praias das Astúrias, Pitangueiras, Enseada e finaliza o percurso em frente ao Casa Grande Hotel.

Para chegar à decisão da etapa, Malú competiu na categoria Bellow Knee Standing e deixou para trás quatro concorrentes. Na final, venceu com folga a francesa Laurie Phipps.

A paratleta guarujaense faz parte do Programa Municipal de Incentivo Fiscal ao Esporte (Promifae) que, por meio de projeto aprovado, recebe aporte financeiro da empresa City Transportes. O programa é regido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel).

Malú Mendes é filha da lenda do surf, Paulo Kid, e detém os títulos de campeã brasileira 2022, campeã mundial ISA 2020, vice-campeã mundial ISA 2021/2022, campeã mundial do Circuito Profissional de Surf Adaptado 2022 e, agora, campeã da 1ª etapa Mundial, em Waikiki.

Brasileiros nos EUA

A competição contou ainda com a participação dos brasileiros Alcino José (Pirata) e Mike Richards, ambos guarujaenses, mas que residem e trabalham nos Estados Unidos da América. Pirata foi campeão e Mike vice, em suas respectivas categorias. O campeonato ainda terá mais duas etapas. A próxima será na Costa Rica.