Guarujá vacina mais de duas mil crianças na campanha contra o sarampo

Publicado há

Voltada às crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a ação aconteceu de 7 a 25 de outubro

Mais de duas mil crianças foram vacinadas em Guarujá durante a campanha nacional contra o sarampo, que ocorreu de 7 a 25 de outubro. No total, 2.156 crianças de 6 meses a menores de 5 anos receberam a dose. Esse número é maior se considerarmos o período desde o início do surto da doença no País: são 4.700 crianças imunizadas na Cidade.

A ação no Município contou com 20 postos disponíveis à população, entre Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (Usafa). Com o término da campanha, o serviço de rotina na Rede Municipal de Saúde foi retomado em 29 de outubro..

Por isso, devem se vacinar crianças de 12 meses (primeira dose), e as crianças de 15 meses (segunda dose), e também as crianças de 6 meses até os adultos de 59 anos – que não têm comprovação das duas doses obrigatórias – podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Para o atendimento de vacinação, as unidades de Guarujá funcionam sempre das 9 às 15 horas. A próxima etapa da Campanha Nacional contra o Sarampo acontece a partir do próximo dia 18 e vai até o dia 30 deste mês (Dia D). Nesse período, os adultos de 20 a 29 anos serão o público-alvo da campanha.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Guarujá, a Cidade possui estoque suficiente para a vacinação de rotina. “Mesmo com o desabastecimento de vacinas que todo o País sofre, em relação ao sarampo contamos com doses para atender a demanda. Recentemente, recebemos mais quatro mil doses do Estado para imunizar nossa população, de modo que estamos preparados para a próxima etapa dia 18”, garantiu.