Percentual representa quase 230 mil pessoas maiores de 18 anos; já o total de adolescentes com a primeira dose é de 26.392, o que significa 119%

A Prefeitura de Guarujá atingiu a marca de 80% da população adulta vacinada com a primeira dose contra a covid-19, o que representa 229.197 pessoas com 18 anos ou mais.  O avanço da cobertura vacinal na Cidade é resultado de um conjunto de fatores, como a busca ativa e mutirões nas áreas em situação de vulnerabilidade social, o controle logístico das doses, a conscientização dos munícipes sobre a importância de se vacinar e a descentralização do serviço.

Nos últimos 30 dias, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) triplicou o total de postos de vacinação, passando sete para 20 locais. A medida significa um aumento de 200% no atendimento. A Sesau avalia que os munícipes têm demonstrado um maior índice de adesão e se conscientizando cada vez mais sobre a importância da imunização, como estratégia de saúde individual e coletiva.

A realização de mutirões de vacinação nas comunidades geograficamente mais afastadas, em situação de alta vulnerabilidade social e com grande adensamento populacional, foi uma das estratégias adotadas pela Prefeitura. Desde o início da campanha de vacinação, a Secretaria de Saúde também promoveu imunização pelo sistema drive-thru, ampliação do horário de atendimento, 30 horas de vacinação e realização do Dia “V”.

A Cidade também bate recorde na imunização de adolescentes. A faixa etária de 12 a 17 anos que recebeu a primeira dose é de 26.392 jovens, o que significa 119% do público-alvo inicialmente estimado pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segunda e Terceira Doses

O total de munícipes que completou o esquema vacinal (duas doses ou dose única) é de 198.284, o equivalente a 69%. Já a dose de reforço (terceira dose) foi aplicada em 33.119 pessoas, correspondente a 11%. Guarujá é a única cidade da Baixada Santista a garantir a dose de reforço a toda população acima de 18 anos que foi imunizada com as duas doses ou dose única no intervalo de, pelo menos, 60 dias.

Quase 500 mil doses aplicadas

As ações promovidas pela Prefeitura resultam na marca de quase 500 mil doses desde o início da campanha de imunização contra a covid-19. Até quarta-feira (24), a Secretaria registrava 493.103 doses aplicadas.

Onde se vacinar?

A campanha prossegue de segunda a sexta-feira, para todos os públicos citados, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, em 20 postos fixos.

Postos de Vacinação:

1 – UBS Vila Alice – O atendimento da Unidade está, provisoriamente durante a reforma estrutural do imóvel, sendo realizado no Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD II, na Rua Josefa Hermínia Caldas, 470 – Jardim Progresso;

2 – UBS Morrinhos – Praça do Comércio, s/nº;

3 – UBS Pernambuco – Rua Samambaia, s/nº;

4 – UBS Pae Cará – Avenida São João, 155;

5 – UBS Vila Baiana – Rua Vereador Orlando Falcão, 172;

6 – Usafa Santa Rosa – Rua Manoel da Cruz Michael, 387;

7 – Usafa Cidade Atlântica – Rua Uruguai, 3.000;

8 – Usafa Jardim Boa Esperança – Avenida Adriano Dias dos Santos, 533;

9 – Usafa Jardim Brasil – Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/nº;

10 – Usafa Jardim Conceiçãozinha – Avenida Bento Pedro da Costa, s/nº;

11 – Usafa Jardim dos Pássaros – Rua Rouxinol, 25;

12 – Usafa Jardim Las Palmas – Rua José Alves de Oliveira, s/nº;

13 – Usafa Jardim Progresso – Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº;

14 – Usafa Perequê – Rua Rio Branco, 235;

15 – Usafa Santa Cruz dos Navegantes – Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº;

16 – Usafa Sítio Conceiçãozinha – Rua Santo Antônio, 117;

17 – Usafa Vila Áurea – Rua Francisco de Castro, s/nº;

18 – Usafa Vila Edna – Avenida Brasil, s/n;

19 – Usafa Vila Rã – Rua Maria Geralda Valadão, 1.114;

20 – Usafa Vila Zilda – Rua Paulo Agostinho Silva, s/nº.