Capacitação de profissionais acontece no dia 26 e serviço deve começar a funcionar em julho
Guarujá vai ampliar a oferta de atendimentos na área de fisioterapia, com a implantação do serviço especializado em saúde pélvica feminina. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realiza, no próximo dia 26 de junho, uma capacitação com os profissionais da Rede Municipal. O encontro será no Centro de Recuperação e Fisioterapia Guarujá (CRFG), localizado na Avenida Adhemar de Barros, 210, no bairro Santo Antônio.
O novo serviço contará com profissionais habilitados no tratamento de disfunções do assoalho pélvico, como incontinência urinária, dor pélvica crônica, disfunções sexuais, além de acolher gestantes e mulheres no pós-parto (puérperas).
Durante a capacitação, os participantes assistirão a uma palestra ministrada pela fisioterapeuta Natalia Rufo, que vai abordar os principais tópicos relacionados à atuação na área.
A diretora de Atenção Especializada da Sesau, Luciana Saião, reforça: “É uma mudança significativa na realidade do Município. A partir de agora, as mulheres não precisarão mais sair da Cidade para acessar esse tipo de atendimento especializado.”
Para ter acesso ao tratamento, é necessário comparecer ao CRFG, no 3º andar, com encaminhamento médico e documentos pessoais, a fim de agendar a triagem.
O que é a fisioterapia em saúde pélvica?
Essa área da fisioterapia é voltada para a prevenção e tratamento de disfunções que afetam o assoalho pélvico, um conjunto de músculos, fáscias e ligamentos que sustentam órgãos como bexiga, útero e reto. O cuidado é indicado para diferentes fases da vida da mulher, desde a infância até a terceira idade, passando por períodos como a adolescência, gestação, parto e puerpério.