Duas professoras são da EM Lúcia Flora e outra da EM Ary de Souza Silva; rede municipal de ensino teve um total de 51 professores inscritos no concurso, com produções de gêneros textuais acerca do tema proposto: ‘O Lugar Onde Vivo’

Guarujá tem três professoras da rede municipal de ensino classificadas para a etapa estadual da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, que iniciou nesta sexta-feira (3) e prossegue até 1º de outubro.

Ineuriman Braz Carolino Feijó e Jocimar Alice dos Santos são da Escola Municipal Professora Lúcia Flora dos Santos (Jardim Progresso) e Adriana Cristina da Silva Meyrán, da EM Vereador Ary da Silva Souza (Jardim Mar e Céu) foram as vencedoras na fase municipal do concurso.

A rede municipal de ensino teve um total de 51 professores inscritos no concurso, com produções de gêneros textuais acerca do tema proposto: ‘O Lugar Onde Vivo’. Em diferentes categorias, as três professoras da rede municipal relataram como desenvolveram seus trabalhos com os estudantes, em tempos de pandemia.

De acordo com o secretário de Educação de Guarujá, “estar nesta fase já representa um grande orgulho para a Prefeitura. Para contribuir com as oficinas com os gêneros textuais propostos pela Olimpíada, os roteiros de estudo remoto, elaborados pela Secretaria de Educação, trouxeram adaptações das atividades dos cadernos docentes e auxiliaram o trabalho de imersão dos alunos na temática, ajudando também no aprimoramento da produção escrita”, contou.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa reconhece o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas do Brasil. A 7ª edição conta com oficinas, além das etapas escolar, municipal e estadual. A fase nacional será em 30 de novembro e a premiação em dezembro. O objetivo é contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de mobilização para a formação de professores de língua portuguesa.

Poema, crônicas e memórias literárias

Para avançar na etapa estadual da 7ª edição da Olimpíada, os professores da rede municipal de Guarujá se classificaram nas categorias: Poema, Crônicas e Memórias Literárias.

Adriana Cristina da Silva Meyrán venceu a etapa municipal do concurso na categoria Poema, com o relato de prática intitulado ‘Vencendo Desafios’. Ela leciona na Escola Municipal Vereador Ary da Silva Souza e foi indicada por conta do trabalho desenvolvido com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

A EM Lúcia Flora teve duas professoras vencedoras no concurso. Uma delas foi Ineuriman Braz Carolino Feijó, na categoria ‘Memórias Literárias’. A educadora preparou o relato ‘Um encontro com o passado’, a partir de trabalho feito com alunos de 6º e 7º ano.

Já pela categoria ‘Crônica’, a professora Jocimar Alice dos Santos também da EM Lúcia Flora avançou para a etapa estadual, com a produção ‘Uma experiência inesquecível’, realizada com estudantes de 8º e 9º ano.