Experiência de gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Guararu será apresentada por gestores municipais no Congresso Mundial de Conservação da UICN, referência no setor ambiental, em Marselha

Neste sábado (4), Guarujá representará o Brasil no ‘Congresso Panorama – Soluções para um Planeta Saudável’, que acontece em Marselha, na França. O evento é uma iniciativa da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN, em português), organização referência no setor ambiental.

O secretário de Meio Ambiente de Guarujá, junto com a gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Guararu, Mirella Baldacconi Gondeck, apresentarão o modelo de governança da unidade de conservação criada pelo Município, premiada internacionalmente.

Este é o primeiro projeto brasileiro publicado na plataforma (veja na íntegra no link: https://panorama.solutions/en/node/6251), que vai abordar, também, experiências bem sucedidas nas Ilhas Fiji, Colômbia, Ilhas Salomão, entre outras.

O objetivo da UICN é influenciar e assistir sociedades de todo o mundo para a preservação da natureza, de modo a assegurar que o uso dos recursos naturais seja equitativo e ecologicamente sustentável – motivo pelo qual o órgão se dedica a premiar e selecionar projetos locais para apresentar internacionalmente.

A APA Serra do Guararu, localizada na região do Rabo do Dragão, foi a primeira criada pelo Município, em 2012. Em 2021, foi criada a segunda APA, a da Serra de Santo Amaro, garantindo a preservação de cerca de 50% do território do Município.

A APA Serra do Guararu é destaque por abrigar um conjunto de remanescentes de floresta ombrófila densa – uma espécie de vegetação com árvores de até 40 metros de altura, manguezal e restinga.

O secretário se diz honrado com a oportunidade de falar da experiência guarujaense na Europa. “Com outros países visualizando o que está sendo implantado na Cidade, temos uma grande possibilidade de influenciar positivamente ações semelhantes em diversas partes do mundo. Para nós, não há prêmio maior que esse”, destaca.