Evento ocorrerá de 6 a 9 de julho na Unaerp; inscrições estão abertas e são limitadas

Na próxima semana, Guarujá vai sediar o Programa de Desenvolvimento Paralímpico (Paradens), do Governo do Estado, que disponibiliza cursos técnicos para quatro modalidades esportivas paralímpicas. O evento ocorre de 6 a 9 de julho na Unaerp (Avenida Dom Pedro I, 3.300, na Enseada). As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site www.paradens.com.br. As vagas são limitadas.


A etapa Guarujá do Paradens inicia na terça-feira (6), com capacitação para a modalidade bocha, que será ministrada pelo professor Vagner Lopes Lima, o “Barata”. Na quarta (7) é a vez do goalball, com o professor Alessandro Tossin. Já na quinta-feira (8), haverá capacitação para vôlei sentado, pelo professor Ronaldo Gonçalves de Oliveira, e na sexta (9), a natação com o professor Luiz Marcelo da Luz.


Podem participar professores de educação física, com CREF ou diploma; estudantes de educação física (no último ano de graduação), desde que munidos de comprovante de matrícula; professores da rede pública não formados em educação física, mas que atuam com conteúdo esportivo e que possuam comprovação de aulas ministradas. A iniciativa conta com o apoio da Universidade e da Associação Paradesportiva da Baixada Santista (APBS).

Paradens - Através da capacitação técnica, o Programa proporciona a oportunidade de desenvolver aptidões teóricas e práticas a professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes do Estado de São Paulo com o intuito de fomentar o esporte paralímpico. As aulas práticas têm como objetivo, além da aplicação dos conceitos e técnicas, desenvolver os fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo em modalidades esportivas individuais e coletivas. Visa, também, fomentar e incentivar o esporte paraolímpico, através da criação de um mapeamento do Estado onde se poderá pesquisar sobre a prática de modalidades e locais de treino na sua região e oferecendo suporte e capacitação técnica aos profissionais.