Guarujá realiza estudo para integração de acupuntura na rede municipal

Publicado há

O Projeto Atlas da Saúde é um desmembramento do Atlas da Poluição da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e está sendo realizado com pacientes que retiram medicamentos para doenças respiratórias

Munícipes de Vicente de Carvalho que retiram medicamentos para problemas respiratórios na rede pública poderão fazer parte de tratamento de acupuntura para melhora na qualidade de vida. O projeto piloto é da Secretaria de Saúde (SESAU) em parceria com a Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e visa integrar a acupuntura ao tratamento farmacológico da asma na rede municipal de saúde.

O estudo terá duração de 2 anos, cada paciente receberá semanalmente sessões de acupuntura com duração de aproximadamente 60 minutos durante 12 semanas. As sessões ocorrerão no Centro de Recuperação e Fisioterapia do Guarujá (Avenida Ademar de Barros, 210 – Santo Antônio). A pesquisa é um desmembramento do projeto Atlas da Poluição, estudo que tem como objetivo identificar localidades com maiores picos de poluição no Distrito portuário da Cidade.

Foram realizados testes de espirometria, técnica que identifica a atividade pulmonar, com 30 pacientes selecionados (por iniciativa voluntária) para a pesquisa na última quinta (31). A espirometria, realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pae Cará, é uma pré-avaliação para que os pacientes iniciem com a acupuntura.

A acupuntura consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratamento de doenças físicas e emocionais e está incluída nas Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICs), que visam a implementação de tratamentos integrativos na saúde pública.

A professora de farmacologia e coordenadora do Projeto explica que a medida visa avaliar o impacto da acupuntura na qualidade de vida da população que sofre com problemas causados pela poluição atmosférica. “Qualquer tipo de medicamento possui seu efeito benéfico e reações adversas. Em longo prazo, os medicamentos para asma podem levar à hipertensão, diabetes e osteoporose. A acupuntura visa melhorar a qualidade de vida para que os pacientes utilizem menos medicamentos e tenham menos risco de efeitos colaterais”.

Junto da professora, participam da pesquisa fisioterapeutas da Universidade Católica de Santos (UniSantos), alunos de Farmácia e Fisioterapia, que utilizam o estudo para iniciação científica e alunos da residência multiprofissional em atenção básica da UNINOVE.

A munícipe Juçara Aparecida Nascimento, de 64 anos, mora na Vila Rã e faz uso de Alênia® para tratar a asma. “Meu medicamento é para a vida toda. Se o tratamento trouxer benefícios e for implantado na rede, será muito melhor para mim e para quem também faz uso do remédio”.

No dia 24, os pacientes participaram de uma apresentação do Projeto no Sindicato dos Servidores Públicos do Guarujá – Sindserv (Jardim Boa Esperança). No local, foram abordados os benefícios da acupuntura e o passo a passo do projeto, além de questionário que avaliou a qualidade de vida e o grau asmático de cada paciente, para que fossem selecionados grupos por gravidade da doença.

Atlas da Poluição
O Projeto Atlas da Poluição é coordenado pela Profa Andreza Portella Ribeiro da UNINOVE, em parceria com a UNASP, IPEN, USP e a SEMAM. Os resultados preliminares da pesquisa, divulgados em setembro, indicaram picos de poluição na região da Rua do Adubo, no Distrito de Vicente de Carvalho, área portuária da Cidade.

O principal objetivo do Atlas é fornecer dados sobre a poluição atmosférica, para que sejam criadas políticas públicas que visem melhorar a qualidade de vida da população da Cidade. O projeto tem duração de dois anos e está em seu nono mês de atividade. Para a pesquisa, são utilizadas bromélias “barba-bode”, que retêm substâncias químicas em suas folhas, permitindo a coleta de dados precisos sobre a poluição atmosférica.

O secretário de Meio Ambiente também reforça a parceria da SEMAM com a SESAU na iniciativa: “O Meio Ambiente está mais que relacionado com nossa saúde. Não basta apenas eliminar os problemas ambientais, é nosso dever também cuidar dos moradores da região, que também sofrem com a poluição”.