Ação faz parte da campanha ‘EndPolioNow’, do Rotary Club, e será viabilizada em parceria com a Prefeitura de Guarujá e a UCVG

Neste sábado (16), Guarujá promove o ‘Voo contra a Pólio’ no Mirante das Galhetas. A ação faz parte da campanha ‘EndPolioNow’ (Elimine a Pólio Agora,em português),do Rotary Club, e será viabilizada em parceria com a Prefeitura de Guarujá e aUnião dos Clubes de Voo Livre de Guarujá (UCVG).

Na ocasião, que antecede o ‘Dia Mundial de Combate à Poliomielite’, celebrado em 24 de outubro, membros da comunidade rotariana do Distrito 4420 (Rotary Club de Guarujá, Vicente de Carvalho e Bertioga Forte)conscientizarão sobre a necessidade de vacinar as crianças de até cinco anos contra a doença.

Além disso, todo o percurso de acesso ao mirante será sinalizado com banners explicativos sobre o movimento para a erradicação da pólio e a importância da adesão às vacinas contra outras doenças.

A pólio e seus efeitos

A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa que pode afetar crianças e adultos, e, em questão de horas, ocasionar a paralisia de membros inferiores ou até a morte. No entanto, é possível evitá-la por meio da vacinação ainda criança, antes dos cinco anos.

No mundo, a doença ainda ocorre de forma endêmica em pelo menos dois países, o Paquistão e o Afeganistão. O fato torna a causa internacional, já que o risco de algum continente ter um caso importado e o vírus voltar a circular em regiões em que ele já foi eliminado é eminente.

Comunidade rotariana

O Rotary Club é uma rede global de líderes comunitários fundada há pouco mais de 115 anos. Com o objetivo de estimular mudanças positivas para o coletivo, eles atuam por meio de projetos sustentáveis em áreas como a saúde, aalfabetização, os recursos hídricos e a paz.

Desde que criou a campanha ‘EndPolioNow’, a instituição ajudou a imunizar, em 123 países, mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil, ocasionando a redução de 99,9% dos casos.

Serviço

Para acessar o Mirante das Galhetas, o visitante deve doar um quilo de alimento não-perecível. Isto porque a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e o Fundo Social de Solidariedade (FSS) firmaram uma parceria, criando a campanha ‘Turismo Solidário’, que visa arrecadar alimentos para destinar a famílias em situação de vulnerabilidade em Guarujá.