Entre os documentos exigidos, adolescentes devem apresentar autorização assinada pelos pais ou responsáveis; documento pode ser acessado em link disponível abaixo 

Nesta quarta-feira (25), Guarujá começou a vacinar os adolescentes de 15 a 17 anos contra a Covid-19.  Por isso, o público nesta faixa etária deve buscar pela primeira dose no Ginásio do Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio).

São aproximadamente 10 mil pessoas nesta faixa etária na Cidade, que possui doses suficientes da Pfizer para realizar a imunização. O Guaibê funciona às segundas e quintas-feiras, das 13 às 19 horas; e terças, quartas e sextas, das 9 às 15 horas. O Município prossegue com vacinação do público com mais de 18 anos, e o Ginásio também presta atendimento às segundas doses.

O Município está dentro do período estipulado pelo Governo do Estado, através do cronograma do Plano Estadual de Imunização (PEI), que inclui adolescentes de 12 a 17 anos, no período de 18 a 29 deste mês.

Documentos e Autorização 

Para garantir a vacina, o adolescente precisa apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência (que pode ser em nome dos pais), cadastro do Vacivida preenchido e laudo médico, em caso de comorbidades.

Além disso, há a exigência da apresentação de um termo de autorização do Estado (Termo de Assentimento de Representante Legal do Menor) devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsável. O documento está disponível para download. [gview file="https://d18xl8ggo6ud4h.cloudfront.net/wp-content/uploads/2021/08/documento_tecnico_campanha_de_vacinacao_contra_a_covid_20atualizacao-67.pdf"]

Não é obrigatório que o menor esteja acompanhado dos pais, desde que munido de documentos, principalmente do termo de assentimento. Pais ou responsáveis que estiverem com os adolescentes na vacinação também poderão consentir autorização presencial. No sentido de evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde explica que os responsáveis serão encaminhados a outros espaços, de modo que ele não poderá permanecer na mesma fila que o adolescente.

Doses, Locais e horários

São seis unidades de saúde da Atenção Básica, para o recebimento da segunda dose: UBS da Vila Baiana, UBS Morrinhos, Pae Cará; e as Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Perequê, Las Palmas e Boa Esperança. Todas funcionam das 9 às 15 horas. Além das primeiras doses, o Guaibê também continua aplicando as segundas doses, mas provisoriamente. O funcionamento permanece às segundas e quintas-feiras, das 13 às 19 horas; e terças, quartas e sextas, das 9 às 15 horas.

Cadastro prévio

O cadastro prévio no site oficial do Governo do Estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/) é fundamental para agilizar o atendimento na hora da imunização. A inscrição pode ser feita pelo próprio candidato à imunização ou por algum familiar. Completar o passo a passo diminui consideravelmente o tempo de atendimento no posto de vacinação desde a chegada até o momento de sair de lá com a vacina no braço e o comprovante nas mãos.