Neste ano, a ação que termina no próximo dia 26, traz como tema ‘A Natureza do Brincar’; programação quer incentivar o contato com a natureza e também trabalhar valores de sustentabilidade ambiental entre a comunidade escolar

Brincar é essencial para o desenvolvimento intelectual, emocional e também social de toda criança. É com base nessa premissa que a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realiza a Semana do Brincar na rede municipal de ensino.

A ação, que começa nesta segunda (22) e termina na sexta-feira (26), este ano traz o tema ‘A Natureza do Brincar’. Participam os Núcleos de Educação Infantil Municipais (Neims) e Conveniados (Neics), de Ensino Infantil (Emeis) e também de Fundamental I (1º ao 5º ano).

A Semana do Brincar na rede municipal de Guarujá contará com uma série de atividades para as crianças e também para suas famílias. A programação da Seduc quer incentivar o contato com a natureza e também trabalhar valores de sustentabilidade ambiental entre a comunidade escolar.

As crianças dos Neics, Neims e Emeis vão confeccionar mandalas e tintas com produtos naturais. Para isso, utilizarão gravetos, folhas, raízes, sementes, carvão, entre outros materiais. Já nas unidades de Ensino Fundamental, o foco são brinquedos e brincadeiras que trabalhem conceitos como sustentabilidade e preservação ambiental, com técnicas de reaproveitamento, de forma a estimular a criatividade.

“Com as atividades queremos aguçar um potencial imaginativo e criativo de nossas crianças. Queremos que as escolas, bairros e todos os espaços estejam ainda mais verdes, e que assim, possam acolher nossas crianças em sua natureza mais espontânea”, explica o secretário de Educação de Guarujá.

Para a realização do evento, Guarujá segue a Semana Mundial do Brincar, que ocorre de 20 a 28 de maio. Realizado pelo movimento Aliança pela Infância, o objetivo é fazer um chamado coletivo para a valorização do brincar, reforçar sua importância para o desenvolvimento das crianças e criar oportunidades para que o brincar aconteça. Além disso, a Cidade também desenvolve o evento conforme estabelece o decreto 4.314/2016, que institui a Semana Municipal do Brincar.

Registro da atividade

Na Semana do Brincar, qualquer pessoa pode organizar uma ação, sejam pais, educadores, cuidadores e outros amigos da infância. Além disso, os participantes têm à disposição o link http://aliancapelainfancia.org.br/inscreva-sua-atividade-na-semana-mundial-do-brincar/ para cadastrar a atividade.