“Guarujá está fazendo a aposta certa”, diz secretário de Turismo de São Paulo

Publicado há

Vinícius Lummertz enalteceu os investimentos da Cidade no setor durante a cerimônia que marcou o hasteamento da Bandeira Azul pela 10ª vez na Praia do Tombo, além da formatura de 50 guarda-vidas temporários

“Turismo é o novo hábito de consumo, o desejo das pessoas. Guarujá está fazendo a aposta certa, é a mais certa do Estado de São Paulo”. A frase é do secretário de Estado de Turismo, Vinícius Lummertz, que nesta quinta-feira (7) esteve em Guarujá. Ele participou da cerimônia que marcou o hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Tombo pela 10 ª vez consecutiva, além da formatura de 50 guarda-vidas temporários.

Pela primeira vez em uma cidade Baixada Santista como secretário, Lummertz enalteceu o esforço da Cidade para manter a certificação.  “É difícil conseguir a Bandeira Azul. Mas é muito mais difícil mantê-la. Por 10 anos, então, é ainda mais”, salientou.

Lummertz foi recebido em Guarujá pelo prefeito. Na chegada à Cidade, ele sobrevoou as principais praias, as fortificações militares – nas quais o Município pretende intensificar a exploração turística – e a Base Aérea de Santos, onde será instalado o futuro Aeródromo Civil de Guarujá.

A conquista da 10ª Bandeira Azul pela Praia do Tombo reafirma Guarujá como um dos principais destinos turísticos do Brasil e, ainda, a qualidade da gestão ambiental no Município. A certificação internacional, concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE) – Fundação para Educação Ambiental, com sede na Dinamarca, torna o Tombo a praia há mais tempo certificada na América do Sul, a única de São Paulo com este selo de qualidade e uma das 14 brasileiras.

“Nossos avanços e conquistas estão atraindo cada vez mais empresas e turistas. Um em cada 10 empregos gerados no mundo vem do Turismo. Assim, caminhamos para uma cidade de mais oportunidades e justa para todos”, definiu o prefeito de Guarujá.

“Nossa bandeira simboliza o trabalho árduo feito pelas gestões municipais no País”, completou Leana Bernardi, coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, que entregou ao prefeito um diploma pela década de conquistas da Cidade. Para a certificação, é preciso cumprir uma lista de critérios, dos quais Guarujá cumpriu 33. Eles compreendem desde educação e informação ambiental, segurança, serviços e acessibilidade até a balneabilidade da praia.

Guarujá se antecipa e forma 50 guarda-vidas temporários

O evento também marcou a formatura de 50 novos guarda-vidas temporários (GVTs), que já estão em atuação em todas as praias da Cidade. Tendo em vista o aumento do fluxo de turistas aos finais de semana e a proximidade da temporada de verão, Guarujá optou por investir no reforço da segurança nas praias, a fim de evitar casos de afogamentos, que estão em alta na Região.

Além dos 50 temporários, Guarujá terá, no verão, mais 50 GVTs custeados pelo Governo do Estado, que se juntam a outros 52 que já compõem o quadro fixo da Prefeitura.

Os GVTs passaram por um curso de formação de 21 dias iniciado em outubro. Na grade curricular – Ética, relacionamento com o público; noções de oceanografia, prevenção e salvamento aquático; educação física de natação aplicada; técnicas básicas de recuperação de afogados; rádio e comunicação. O trabalho de guarda-vidas temporário tem carga horária de 44 horas semanais, com o salário de R$ 1,3 mil, mais adicional de insalubridade.

“Em algum lugar, neste momento, existe alguém que será salvo por vocês algum dia. Parabéns pela formatura”, cumprimentou Vinícius Lummertz.