Morrinhos, Pae Cará e Jardim Santense  receberam os equipamentos; o objetivo é estimular o descarte correto de resíduos e facilitam a coleta seletiva

A Prefeitura de Guarujá entregou mais três estações de sustentabilidade no Município. Dessa vez, Morrinhos e Vicente de Carvalho foram beneficiados. Os equipamentos funcionam como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e foram instalados pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), com o objetivo de estimular o descarte correto de resíduos no Município, fortalecendo a conscientização e o incentivo à causa ambiental junto a população.

As novas estações estão localizadas na Praça Mário Covas (Avenida Antenor Pimentel, 1473 - Morrinhos), Estaleiro São Miguel (Avenida Salgado Filho, próximo ao nº 399 – Jardim Santense) e na Rua Joana de Menezes Faro, 1700 - Pae Cará.

As estações de sustentabilidade são containeres com capacidade para recolher, mensalmente, uma tonelada de 12 tipos de materiais, incluindo vidro, plástico, metais e papelão. Os equipamentos possuem janelas com informativos, repartições internas para facilitar a coleta dos resíduos, e fazem parte de uma determinação do Ministério Público, que estabelece a instalação de 15 PEVs nos municípios.

Com a instalação, Guarujá totaliza nove estações espalhadas pela Cidade, além de uma unidade móvel utilizada em projetos de educação ambiental da Semam. “Estamos cada vez mais perto de atingir a meta de 15 estações em Guarujá, e pretendemos concluí-la até o próximo ano. O sistema de entrega voluntária está dando ótimos resultados para a Prefeitura e para o meio ambiente no Município”, declarou o secretário de Meio Ambiente.

Um ano de atividade

No último mês, as estações dos bairros Santo Antônio e Santa Rosa completaram um ano, com 27 toneladas de resíduos recolhidos. Juntos, todos os containeres já coletaram mais de 30 mil toneladas de materiais destinados para reciclagem.

As demais estações estão localizadas na Praça 14 Bis (Vicente de Carvalho), Praça da Horta Social (Jardim Acapulco), Praça Possidônio (Santo Antônio), Praça do Povo (Santa Rosa), Praça dos Expedicionários (Pitangueiras) e, próximo à Associação de Pescadores, no Perequê.