Nesta 25ª edição, os alunos faturaram 34 medalhas de ouro, 17 de prata e 10 de bronze


Simulados, provas, atividades on-line, aulões, ajuda da família e muita, muita pesquisa. Foi assim que os alunos de Guarujá encararam a 25ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em maio deste ano. O resultado dos alunos medalhistas foi divulgado nas últimas semanas.


Ao todo, a rede municipal de ensino conquistou 61 medalhas: 34 de ouro, 17 de prata e 10 de bronze. Foram 12 escolas participantes, que somaram 1.563 alunos, sendo 10 unidades de ensino fundamental I (1.332) e outras duas de fundamental II (231). A OBA teve apenas uma fase e foi composta por uma prova de dez questões, que aconteceu nas escolas cadastradas.


O objetivo da OBA é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo assim a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. É realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e também no exterior, desde que sejam escolas de língua portuguesa.


O bom desempenho dos estudantes da rede municipal se deve ao comprometimento de toda equipe escolar. “A Olimpíada proporciona novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos, pois envolve o estudo em diversos componentes curriculares”, afirma o coordenador de Geografia e História da Secretaria de Educação (Seduc), Romualdo Bellomusto.


Escola Angelina Daige tem 23 alunos medalhistas


Das 61 medalhas obtidas na OBA, o destaque ficou por conta da Escola Municipal Angelina Daige (Vila Áurea), que inscreveu 120 estudantes e faturou 23 medalhas: 16 de ouro, cinco de prata e outras duas de bronze.  A diretora da unidade, Elizabeth Sá de Araújo, falou que a Olimpíada proporcionou uma verdadeira mobilização. “Mesmo passada a OBA, os alunos ainda continuam falando desse assunto. É sem dúvida, uma satisfação que não tem preço e a gente vê o quanto os alunos ficam empolgados pelo caminho do conhecimento”.


O pequeno Pedro Henrique Viana, 9 anos, 4º ano, conta que durante o período de preparação para a Olimpíada falava dormindo. “Minha mãe me falou que enquanto eu dormia, ficava falando os planetas”, conta ele que confeccionou um foguete de papel e faturou medalha de ouro na Olimpíada.


O jovem do 4º ano, Bernardo de Barros Mancio, 10 anos, lembrou que fez vários simulados. “Aprendi que Vênus é o planeta mais quente, mais até que Mercúrio, que fica muito mais perto do sol”. Já Lorena Becutte Lima Alves, 9 anos, falou da alegria dos pais quando souberam o resultado. “Eles ficaram bem felizes e disseram que sou inteligente”.


A professora da unidade, Kelly Cristina dos Santos Freitas, destacou que a participação da família é fundamental. “É preciso esse envolvimento e, quando eles gostam do tema, vão em busca do acesso. Usamos vídeos, uma série de recursos. Logo no início do ano, já começamos a abordar o tema em sala de aula. E não é só eles, eu também tenho que me preparar para a OBA”.


Confira as demais escolhas medalhistas:


E.M. Vereador Ary Silva Souza: 1 medalha de ouro


E.M. Pres. Franklin Delano Roosevelt: 8 de ouro e 2 de bronze


E.M. Dr. Gladston Jafet: 1 de ouro


E.M. Herbert Henry Dow: 1 ouro, 1 prata e 1 bronze


E.M. Giusfredo Santini: 1 ouro e 4 de prata


E.M. Profª Jacirema dos Santos Fontes: 5 ouro, 1 prata, 4 de bronze


E.M. Profª Myriam Terezinha Wichrowski Millbourn: 1 ouro e 3 prata


E.M. Dr. Oswaldo Cruz II: 3 prata e 1 bronze