Município iniciará novo processo após ter quantitativo seguro para atender todo o público apto à terceira dose; são esperadas 2.457 pessoas dentro dessa faixa etária; imunização acontecerá em seis postos

Guarujá começa a aplicar a dose de reforço da vacina contra a covid-19 a partir de segunda-feira (13). Os primeiros contemplados serão idosos com 85 anos ou mais, que receberão o imunizante Coronavac, desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac. O Município tem 2.457 aptos à aplicação da terceira dose, e optou por iniciar o novo processo apenas quando tivesse quantitativo seguro em estoque para cobertura total dessa população.

As doses serão aplicadas no Ginásio Guaibê, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Vila Baiana, Morrinhos e Pae Cará; e nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Perequê, Las Palmas e Boa Esperança. Todas funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Para receberem a dose de reforço os idosos devem ter completado o ciclo vacinal com duas doses há pelo menos seis meses. Por isso, devem comparecer a um dos postos munidos de documento com foto, comprovante de residência em Guarujá e a carteirinha de imunização recebida especialmente na campanha de vacinação contra a covid-19.

Em relação aos demais grupos aptos, eles serão contemplados de forma gradativa, a depender do quantitativo de vacinas enviadas pelo Governo do Estado ao Município.

Vacinação de adolescentes

Guarujá segue vacinando adolescentes com mais de 12 anos. A imunização ocorre exclusivamente no Ginásio Guaibê, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Esse público, aliás, tem dado exemplo de adesão à campanha de vacinação. Desde o início da imunização dos adolescentes sem comorbidades, em 25 de agosto, 18.509 dos 22.079 jovens esperados já receberam a primeira dose. Isso representa uma cobertura de 83%.

Segundas doses

O Município possui estoque suficiente para seguir aplicando as segundas doses de todos os imunizantes. Para tal, são sete postos à disposição, o Ginásio Guaibê, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Vila Baiana, Morrinhos e Pae Cará; e Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Perequê, Las Palmas e Boa Esperança. Todos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.