Formação aconteceu em Cubatão e foi promovida pelo Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc)

A Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) de Guarujá, por meio da Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa (CEIP), participou entre os últimos dias 9 e 11 do Curso de formação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso de Drogas. A iniciativa possibilita que seja reativado o Programa Municipal de Prevenção às Drogas e à Violência nas Escolas.

A capacitação aconteceu em Cubatão e é promovida pela Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), ministrada pela Divisão de Prevenção e Educação (DIPE). Além dos guardas de Guarujá e do município anfitrião, policiais militares também participaram das aulas.

“Precisamos estar sempre atualizados sobre as ferramentas e mecanismos de prevenção ao uso de drogas, bem como fazer com que esse conhecimento chegue a todos”, afirmou o responsável pelo CEIP Guarujá, Marcus Vinicius Ferreira de Oliveira.

Marcus Vinicius ressaltou ainda que um dos focos desse trabalho é orientar as crianças e adolescentes que, infelizmente, desde cedo têm acesso às substancias ilícitas. A conscientização no ambiente escolar se faz necessária por meio dessa parceria que envolve segurança pública e educação.

Para o secretário de Defesa e Convivência Social, a formação é essencial. “Capacitar constantemente o efetivo de nossa GCM é uma das metas de nossa gestão. Estamos planejando retomar o Programa Municipal de Combate às Drogas e à Violência nas Escolas, e o conhecimento adquirido nesse curso será de grande importância”, concluiu.