Projeto piloto na Baixada Santista visa capacitar gratuitamente pessoas em vulnerabilidade social na área de hotelaria

Com o objetivo de qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá, nesta terça-feira (14), deu início à primeira turma da oficina de Hotelaria Solidária. O projeto piloto na Baixada Santista acontece em parceria com o Casa Grande Hotel Resort & Spa (Av. Miguel Estefno, 1001 – Enseada) e tem a participação de 16 alunos.

A capacitação é gratuita e acontece duas vezes por semana ao longo de três meses e será ministrada pelos funcionários do hotel. Os alunos vão adquirir habilidades nas áreas de governança, confeitaria, cozinha, restaurante, entre outras. Para a realização da oficina foi disponibilizado aos participantes uniforme, crachá, apostilas, vale transporte, além de alimentação no local.

No primeiro dia da oficina, os alunos foram recepcionados com um café da manhã e participaram de um treinamento sobre atendimento ao cliente que abordou informações a respeito da apresentação pessoal; higiene e vestuário; relações de trabalho; equipamento e utensílios, entre outros.

“Guarujá é um dos principais destinos turísticos do Brasil, contando com uma rede de hotéis, pousadas e restaurantes. O nosso objetivo é capacitar mão de obra local, a fim de gerar oportunidades e qualidade de atendimento”, afirmou a presidente do Fundo Social e primeira-dama, que na ocasião destacou que a temporada estará aquecendo e em busca de profissionais qualificados.

Responsável pelo treinamento na área de restaurante, Marcelo da Silva Nascimento trabalha há 26 anos no hotel. “É muito gratificante receber essa turma de aprendizes que vai conhecer sobre o mundo da hotelaria, ramo que acomoda muitos valores na área de serviços. Eles vão aprender passo a passo como fazer um atendimento de excelência”, afirmou.

Para o assistente de alimentos e bebidas do Casa Grande, Samuel Lima, também integrante da equipe de treinamento, a capacitação abrange muito mais que a hotelaria. “Eles terão a oportunidade de crescerem profissionalmente e estarão preparados para trabalhar em qualquer área de atendimento”, disse.
Quem não esconde a alegria é a aluna Fernanda Santos do Nascimento, 40 anos, moradora da Vila Baiana. “É um dia muito feliz, espero me qualificar e ter novas chances de trabalho. Desejo dar um futuro para meu filho e esse é o primeiro passo”, afirmou.