Escola de Guarujá participa de projeto ‘Caixas da Natureza’ com 100 alunos da Educação Infantil

Os pequenos da E.M. Professora Maria Regina Teixeira dos Santos Claro coletaram itens da natureza e confeccionaram caixas especiais, que serão enviadas para outras escolas do Brasil, na próxima quinta-feira (24)

Os alunos da Escola Municipal Professora Maria Regina Teixeira dos Santos Claro, no Jardim Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho, estão participando da dinâmica ‘Caixas da Natureza’. Quatro turmas do Ensino Infantil, que juntas somam 100 crianças, enviarão caixas com itens como conchas, gravetos e folhas para Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Santo Amaro (SP), na próxima quinta-feira (24), em passeio para a unidade dos Correios da Enseada.

As crianças receberão caixas dos mesmos lugares enviados, como uma troca de conhecimentos. A dinâmica começou com ida dos alunos, divididos em duas turmas, à Praia do Guaiúba, nos dias 28 de março e 7 de abril. Por lá, as crianças recolheram artefatos encontrados na areia, pedaços de caule e água do mar, em experiência cheia de brincadeiras, interações e vivências com a natureza, em tempos onde a tecnologia tem grande peso.

O projeto fomenta o instinto de investigação dos pequenos, valorizando a pesquisa e conhecimento da natureza de Guarujá. Após a ida à praia, as turmas se reuniram para a confecção das caixas que os itens foram colocados. As crianças participaram do processo, com pintura por dentro e por fora do recipiente, com bastante tinta, e colocaram colaram folhas, para que a decoração ficasse de acordo com a temática.

O próximo passo é o envio dos itens aos locais indicados e, por fim, o recebimento das caixas. A iniciativa contempla uma das propostas do Projeto Gestor da Unidade: ‘Natureza que educa: o desemparedamento da infância’, proporcionando vivências fora do ambiente de sala de aula.

Troca de experiências

O ‘Caixas da Natureza’ faz parte do projeto ‘Ser Criança é Natural’ que promove edições de intercâmbio cultural entre crianças e educadores do país. Em Guarujá, a coodernadora da unidade escolar, Andrea Góes, conduz a atividade com as quatro turmas, em conjunto às professoras.

Ela ressaltou que por meio das brincadeiras, as crianças se reconectaram com a natureza. “Nossa Cidade é rica. Essa troca é importante, para que outras crianças conheçam o que temos de mais belo”, comentou.

Como participar?

Para participar do projeto, é necessário acessar o site www.sercriancaenatural.com e preencher um formulário de inscrição. Ao início de cada edição semestral, dois grupos de locais diferentes passam a se conectar por meio de diversas atividades.