Conselho participativo se reuniu para discutir soluções de proteção e conscientização dos territórios de proteção ambiental, com destaque para a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Santo Amaro

A reunião da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Santo Amaro, que aconteceu na última quinta-feira (18), no Sofitel Jequitimar, na Praia de Pernambuco, contou com a participação de um conselho participativo formado por secretários municipais, conselheiros, munícipes e associados. O intuito do encontro foi apresentar a importância de preservar e cuidar dos territórios de área verde e biodiversidade e, assim, buscar soluções para proteção desses locais no Município.

O gestor da APA Serra de Santo Amaro fala sobre a principal ideia apresentada na reunião. “Um dos convidados propôs que nós pudéssemos estar utilizando a área, futuramente, como crédito de carbono e trazer recursos para a cidade. São pensamentos que já existiam, mas, com o apoio da sociedade civil e dos conselheiros é possível que possamos fazer acontecer” explica.

Ao todo, 70 pessoas participaram da reunião. Dentre elas, o titular da Secretaria de Meio Ambiente (Semam); e os secretários-adjuntos de Meio Ambiente e Planejamento.

O titular da Semam conta que em Guarujá, 60% do Município são de cobertura vegetal, e a maior parte é remanescente da Mata Atlântica. Também existe uma grande diversidade de fauna na região, por isso, o secretário explica que o foco principal do encontro era definir como as entidades e os munícipes podem colaborar no processo de proteção ambiental e social desses territórios, e que o plano é se espelhar no sucesso da APA Serra do Guararu, constituída em 2012.

“Os moradores podem ajudar de maneira eficaz, fiscalizando as APAs. Hoje a APA Serra de Santo Amaro vai seguir o mesmo processo de sucesso que houve com a Serra do Guararu, que é reconhecida internacionalmente como modelo de eficácia. Para quem quiser ter mais informações, temos um acervo muito grande na Semam, com fotos, registros e as atas de todas as reuniões que fizemos. Então, é importante que as pessoas façam parte e tenham esse sentimento de pertencimento”, completa o secretário municipal de Meio Ambiente.