Em Guarujá, Usafas e UBSs reforçam ações de prevenção à saúde do homem

Publicado há

Unidades realizam palestras, orientações e solicitações de exames

Este mês, em Guarujá, está dedicado à saúde do homem. As Unidades Básicas (UBSs) e de Saúde da Família (Usafas) da rede municipal já iniciaram dentro da Campanha Novembro Azul, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A realização é da Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com a Organização Social Pró-Vida, que gerencia as Usafas.

Por isso, orientações, pedidos de exames de próstata, encaminhamentos ao urologista, palestras e demais atividades serão desenvolvidas até o final deste mês, pelas equipes das Usafas e UBSs, na sala de espera das unidades.

Para o dia 29, a Sesau preparou uma programação especial. Haverá abordagem aos homens em três pontos da Cidade: City Plaza Shopping (Vila Ligya), Praça 14 Bis (Vicente de Carvalho) e na feira do bairro Santo Antônio.

Segundo a diretora de Atenção Básica e Especialidades da Prefeitura, em Guarujá as ações acontecem durante o ano inteiro. “Neste mês fazemos o reforço das ações em nossa rede municipal. É preciso continuar falando de prevenção, já que o homem é mais resistente para cuidar da sua saúde”.

Sobre Novembro Azul – Originado em 2003, na Austrália, o ‘Novembro Azul’ é um movimento mundial, que visa reforçar aos homens, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, essa é a doença mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo inteiro, o câncer de próstata é o segundo câncer mais comum em homens com mais de 1,2 milhão de casos e 358 mil mortes anualmente.