Levantamento compreende o período de 2019 até o final de julho deste ano; nos

primeiros sete meses de 2022, 2.500 pessoas passaram pelo local

Reconhecida como patrimônio histórico nacional, ela já foi símbolo de defesa, mas também de forte ataque. Essa é a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, que nos últimos três anos e sete meses recebeu cerca de 9.500 visitantes.

O balanço compreende o período entre 2019 até o final de julho deste ano e foi desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Os dados incluem visitas livres e agendadas, sem contar as gravações de clipes musicais, de ensaios fotográficos, aulas de dança, ioga, e ainda, de rodas de conversa e capoeira. Na fortificação também funciona o Museu Fortaleza da Barra.

Localizada no bairro Santa Cruz dos Navegantes, o local que completou 439 anos, em 24 de janeiro deste ano, já recebeu 2.500 pessoas nos primeiros sete meses de 2022. Parte desse volume, ou seja, 1.175 visitantes são oriundos de grupos escolares, e também, por agentes de turismo. O total deste ano, inclusive, supera os números gerais de todo 2021, que chegou a 1.642 visitantes.

De acordo com a superintendente de Patrimônio Histórico-Cultural e Arquitetônico da Prefeitura, Andreia Feijó, o local é sempre muito procurado por estudantes, professores e também turistas. “A Fortaleza da Barra Grande é um patrimônio imaterial do nosso povo e do Brasil. Suas paredes transbordam histórias da construção de nossa terra. Por isso, cuidar dessa relíquia é motivo de muito orgulho e responsabilidade”, declara.

Patrimônio

Construída no século XVI, durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola, com o intuito de proteger a então Vila de Santos e o Porto de Santos dos ataques de invasores, em 1964 a Fortaleza foi reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente é administrada pela Prefeitura, por meio da Secult, em consonância com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e com o IPHAN.

Passou a concorrer ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2019, para fazer parte do Conjunto de Fortificações do Brasil, representando o Estado de São Paulo junto com o Forte São João, em Bertioga, que também concorre ao título. Hoje, 19 fortalezas da costa brasileira fazem parte Conjunto de Fortificações do Brasil.

Píer revitalizado

O principal píer responsável por possibilitar a visitação ao monumento histórico foi totalmente revitalizado, garantindo mais segurança e acessibilidade aos usuários. Concluídos em março deste ano, os trabalhos foram: reparos estruturais, pintura, sinalização, iluminação, além da implantação de guarda-corpo de ponta a ponta e uma escadaria. O caminho que dá acesso à fortificação recebeu pavimentação e rampa de acessibilidade.

As intervenções visam a valorização do monumento histórico e recuperação das imediações da Praia do Góes. Por isso, a região também foi contemplada com serviços de zeladoria e de maquinários, para restauração de parte da murada do Fortim do Góes. Serviços integram a primeira etapa do Projeto Parque Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, de autoria da UniSantos.