Material técnico pedagógico, criado em 2017, oferece sugestões para as equipes gestoras, com embasamento nas diretrizes que fortalecem as práticas pedagógicas

As unidades de Educação Infantil da rede municipal de Guarujá contam com uma ferramenta digital que enriquece o desenvolvimento de ações pedagógicas. Trata-se da Rede de Ideias, uma iniciativa criada em 2017 pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e disponibilizada através do Google Drive.

Elaborado pela Coordenação de Ações da Educação Infantil, a ferramenta tem o objetivo de subsidiar as orientadoras de ensino na concepção de suas atividades escolares dos Núcleos de Educação Infantil Municipais (NEIMs) e Conveniados (NEICs), além das escolas de educação infantil (EMEIs).

Os temas, inclusive, são discutidos e analisados durante as formações da Hora do Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) e Hora do Desenvolvimento (HD). Esses encontros ocorrem em formato presencial e on-line, sempre às segundas, quartas e quintas-feiras.

A Seduc explica que a Rede de Ideias aborda temas como: concepção de infância, fases do desenvolvimento, desfralde, mordidas, rotinas, utilização dos espaços pedagógicos nas unidades (cantinhos de leitura, ateliê, parque sonoro, entre outros), letramento, rodas de conversa, importância do brincar (diferença entre educar e brincar, por exemplo).

De acordo com a Coordenadoria de Ações da Educação Infantil da Prefeitura,  a partir de junho, as unidades terão como meta aproveitar ainda mais os espaços. Com base no Rede de Ideias, o intuito é que as unidades trabalhem ainda mais suas propostas pedagógicas nesses ambientes, tanto internos como externos.

O material reúne mais de 50 assuntos propostos por ano, além de embasamento teórico. Os itens elencados são disponibilizados às unidades escolares, através de links no Google Drive, para o acesso, conforme a necessidade pedagógica das equipes escolares. Cada tema direciona o educador/professor para conteúdo no Youtube, páginas especializadas no assunto e outras plataformas.

Roda de conversa: uma das propostas compartilhadas que abrange a rotina da Educação Infantil

Uma das práticas mais utilizadas pelas escolas, a roda de conversa, figura entre os assuntos de destaque do Rede de Ideias. Neste caso, por exemplo, a Seduc disponibiliza o link https://viacarreira.com/roda-de-conversa-na-educacao-infantil/, que apresenta dicas, regras e metodologia para a dinâmica. Para estimular a oralidade e debater assuntos relevantes, a roda de conversa possui papel fundamental de estimular a construção do diálogo entre as crianças.

A atividade também incentiva a criança a desenvolver as seguintes habilidades: fluência ao falar, capacidade de fazer perguntas, exposição de ideias, criar laços com os colegas, respeito às opiniões diferentes, capacidade de ouvir o outro, esclarecimento de dúvidas, ampliação do vocabulário, descobertas de novas informações, valorização da troca de experiência em grupo e ajuda a criança a perceber o outro.