Iniciativa em Guarujá segue as diretrizes do Programa Educação e Família, do Ministério da Educação - MEC

A Ikebana, arte japonesa de arranjos florais, foi uma das oficinas realizadas pela Escola Municipal Professora Jacirema dos Santos Fontes (Morrinhos), por meio do Programa Educação e Família. Com o intuito de trazer as famílias para o ambiente escolar, a Escola propôs, para esta semana, diversas atividades, entre elas: roda de conversa sobre alimentação saudável, plantio de sementes e reunião de talentos. Para isso, a Escola conta com voluntários.

As ações tiveram início no último dia 16 e terminam nesta sexta-feira (19) envolvendo, aproximadamente, 770 estudantes e seus familiares. Uma delas é Ana Lúcia Nunes Nóbrega, que participou da Oficina de Ikebana ao lado da filha, a aluna Manuella Nunes Nóbrega, 9 anos.

“Adoro participar de tudo na escola com a minha filha. Acho que isso valoriza a criança e assim eles se desenvolvem mais”. A pequena Manuella gostou muito de ter a mãe na escola. “Está sendo uma experiência muito bacana, além de ser uma sensação diferente de estar com ela aqui”.

A diretora da Unidade explica que as atividades visam também destacar valores como amor, gratidão, fé e energias positivas. “Através de um momento com os filhos, propomos uma reflexão de vida (sem o uso do celular), para que possamos reforçar os bons sentimentos, evitando o medo e a insegurança”. A educadora acrescenta ainda que as ações complementam o tema gerador da escola: ‘Semeando a Paz e Cultivando o Amor’.

Oneida de Lourdes, da Academia Sanguetsu é professora voluntária das oficinas de Ikebana. “Todos prestaram muita atenção, não apresentaram dificuldades para realizar a montagem, por exemplo. Esta vivência faz parte da filosofia da Ikebana, pois hoje por conta da internet, os pais estão mais distantes dos filhos”, frisou.

Programa Educação e Família

É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que tem a finalidade de incentivar a participação da família na vida escolar do estudante. O objetivo é desenvolver ações que materializem o envolvimento familiar, melhorando a relação ensino-aprendizagem do estudante na escola. O Programa é composto por um plano de ação e estabelece metas, prazos e os custos das atividades a serem realizadas.

Programação até sexta (19):

Quinta (18/05)

Das 7h30 às 8 horas e das 8h20 às 8h50

Roda de Conversa, com o tema: ‘Alimentação saudável se consome desde cedo/ O que levar na mochila sem pesar na saúde?’

13h30 às 14h20 e das 14h30 às 15h20

Atividade: Plantio / Horta caseira

Sexta (19/05)

7h30 às 8 horas e das 8h20 às 8h50

Atividade: Plantio /Horta caseira

13h30 às 14h20 e das 14h30 às 15h20

Atividade: Plantio- Horta caseira.