Testes para HIV e sífilis foram realizados, assim como aplicadas doses de vacinas

Para promover o diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Móvel da Prefeitura de Guarujá integrou a programação da Semana da Enfermagem da Faculdade Marquês de Olinda, com a realização de testes para HIV e sífilis, na manhã de quinta-feira (11). A programação é alusiva ao Dia Internacional da Enfermagem e do(a) Enfermeiro(a), celebrado em 12 de maio.

De acordo com o responsável técnico e psicólogo do CTA, Uedinei Carvalho, o CTA realizou, das 9 às 12 horas, 38 testes para alunos, funcionários e outros interessados. O resultado sai em 30 minutos e o usuário recebe a orientação sobre a necessidade de repetir ou não a testagem devido ao período da janela imunológica. “Queremos facilitar o acesso para fazer esses testes rápidos. Caso seja encontrado um resultado reagente, o paciente será encaminhado para tratamento e receberá as orientações necessárias sobre as formas de prevenção para não contaminar as parcerias”, disse o técnico.

Vacinação

Além da testagem, das 8 às 12 horas e das 19 às 22 horas, foram aplicadas 95 doses das vacinas bivalente, Influenza e Meningo C para todos os contemplados pela ação.

“Para futuros profissionais de saúde, manter a caderneta de imunização atualizada, além de necessária, é um estímulo para que a sociedade valorize essa prática que beneficia a todos e evita que doenças preveníveis causem epidemias”, afirmou o enfermeiro da Central das Vacinas da Prefeitura, Edgard Brience.

Semana da Enfermagem

De acordo com a coordenação do Instituto, a Semana da Enfermagem serve como uma forma de retribuição à sociedade e de enfatizar a importância da profissão. Além do CTA Móvel e da vacinação, foram ministradas palestras no período da manhã e da noite para os alunos de enfermagem sobre infecções cirúrgicas e controle emocional.

“Essa é uma forma de estimular os alunos e proporcionar a oportunidade de desenvolvimento de técnicas necessárias para o ingresso na área da saúde, unindo o conhecimento prático com o teórico”, disse Linda Freitas, uma das organizadoras do evento.