Grupo de trabalho vem percorrendo todas as unidades, com o objetivo de avaliar suas condições e regularizá-las junto ao Corpo de Bombeiros. Município tem 189 prédios sob sua responsabilidade

Com o intuito de regularizar e garantir a segurança estrutural de todos os próprios públicos municipais, a Prefeitura de Guarujá está trabalhando para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), bem como do Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) desses imóveis.
A missão desse grupo de trabalho é buscar a aplicação de ferramentas técnicas e documentais para a adequação dos próprios, como auxílio e suporte técnico para a elaboração e aprovação de projetos de segurança e combate a incêndios.

Um dos principais pontos observados é manter as unidades equipadas com os sistemas de segurança compostos por extintores, sinalização de rota de fuga, iluminação de emergência, hidrantes e saídas de emergências, além de adequar as instalações elétricas.

A ausência de AVCBs e CLCBs nos prédios municipais foi um dos problemas encontrados pela atual Administração ainda em 2017. Há dois anos, estão acontecendo as vistorias nos próprios públicos para avaliar as condições de cada um.

O trabalho prevê uma conclusão em longo prazo, pois já foi identificado que todos os locais necessitam de algum tipo de regularização referente à segurança contra incêndio e, às vezes, um único detalhe pode atrasar a conclusão do serviço em um imóvel.

As adequações vêm sendo realizadas aos poucos, pois demandam várias etapas a serem cumpridas. É apontado o que é necessário para efetuar o trabalho em cada local através de relatórios e cabe ao responsável pela unidade providenciar o solicitado. Uma das conquistas foi a criação de uma ata de registro de preços para a compra de extintores, recargas e placas de sinalização, o que tem agilizado a conclusão dos serviços nas unidades.

Dados
O Município conta com 188 prédios sob sua responsabilidade, sendo 119 próprios, 31 alugados e 38 ocupados por instituições conveniadas com a prefeitura. Deste total, 61 já se encontram regularizados por meio de AVCB/CLCB. A equipe monitora as datas de validade dos materiais e mudanças físicas de maneira contínua e preventiva e, quando necessário, solicita uma nova vistoria ao Corpo de Bombeiros. Ainda restam 128 unidades a serem regularizadas, sendo que 69 são inferiores a 750 m² de área construída e 59 ultrapassam essa metragem. Os locais com mais de 750 m² necessitam de regularização por meio de projeto técnico aprovado pelos Bombeiros, para posterior execução das obras. Das 128 unidades que ainda não possuem AVCB/ CLCB, 15 já estão com o projeto técnico aprovado junto ao Corpo de Bombeiros, cinco estão sob análise, oito em fase de elaboração do projeto e 23 aguardando adequações, para solicitação de vistoria do Corpo de Bombeiros.