Proposta da data é incentivar a prática de esportes e atividades físicas

Em Guarujá, o Dia do Desafio vai movimentar a rede municipal de ensino, no próximo dia 31 (quarta-feira). O objetivo é incentivar a prática de esportes e atividades físicas como elemento de preservação da saúde e melhoria da qualidade de vida, por meio de uma competição saudável, sem disputa entre municípios.

Neste ano, o evento traz o tema “Como transformar a atividade física em hábito?”. A iniciativa na Cidade é desenvolvida pela Prefeitura de Guarujá, em uma parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e de Esporte e Lazer (Sel).

Com um tempo estimado de, no mínimo, 15 minutos, as atividades incluirão vivências; apresentações; caminhadas; aulas de ginástica, alongamento; oficinas, bate-papos, entre outras modalidades esportivas.

Desta forma, cada unidade da rede municipal fará a sua programação. O Dia do Desafio em Guarujá envolverá estudantes, professores e funcionários das unidades de Educação Infantil (4 e 5 anos), Ensino Fundamental I (6 a 10 anos) e Ensino Fundamental II (11 a 14 anos), além de alunos dos Centros de Atividades Educacionais Comunitárias (CAECs).

O objetivo central do Dia do Desafio é incentivar práticas saudáveis, sensibilizar gestores públicos e instituições a desenvolverem projetos comunitários com foco no esporte, atividades físicas e mobilidade urbana. Por isso, devem utilizar conteúdos relacionados ao conceito de urbanismo tático, metodologia global de estímulo à ocupação de espaços urbanos voltados às pessoas.

O coordenador de Educação Física da Seduc explica a importância da atividade física nesta data. “A finalidade pedagógica está relacionada ao estímulo às práticas corporais saudáveis, a autonomia, a socialização e o cuidado com o corpo através de vivências e experiências efetivas em atividades lúdicas, de lazer ou competição”, afirma.

Challenge Day

O Dia do Desafio, conhecido internacionalmente como Challenge Day, ocorre todos os anos, desde 1995, sempre na última quarta-feira de maio. É um evento que conta com a parceria da Tafisa (The Association For International Sport For All), que no Continente Americano é coordenada pelo Sesc -SP, com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A competição foi criada nos anos 80, no Canadá, e teve a primeira edição no Município em 1995. No ano passado, o Dia do Desafio teve mais de 6 mil participantes da rede municipal de ensino.