Unidade atende crianças de Guarujá com até 11 anos, 11 meses e 29 dias; diferencial da unidade é a humanização e o carinho de cada profissional com os pequenos


Ao retornar com o resultado dos exames do filho nas mãos, na última sexta-feira (5), a dona de casa Bárbara Santos, de 46 anos, levava também uma surpresa para a médica plantonista da pediatria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Matheus Santamaria – UPA Rodoviária. Um bolo de mandioca feito por ela mesma continha muito mais do que um sabor delicioso: recheio de gratidão.


“A gente tem de tratar bem as pessoas que cuidam da gente. Gostei muito dela, que se preocupou com o meu filho, que é meu bem mais precioso”, conta a mãe de Heitor Santos da Silva, de 6 anos. O menino, que foi diagnosticado com um linfonodo reacional, é uma das mais de 200 mil crianças atendidas na ala pediátrica da UPA Rodoviária em cinco anos de existência. O setor foi totalmente reformado e inaugurado em maio de 2018, pelo prefeito, com o cuidado de humanizar o atendimento infantil.


“Os pacientes infantis são especiais e nossas equipes lutam com todas as forças para cuidar de cada vida. O nosso diferencial é a humanização no atendimento, colocando-se no lugar de cada pai, de cada mãe”, explica o gestor da unidade.


Há dois meses em Guarujá, a pediatra Michele Cristina Scherre escolheu a Cidade para viver com a família. Ela veio do interior de São Paulo com os filhos para atuar no Município. “Amo o que faço. Tenho muita empatia em cada atendimento. Estou aqui pelas crianças”, conta ela, que adorou o bolo de mandioca recebido.


“Ações como essa fazem tudo valer a pena. Muitas mães vêm com medo. Poder acalmá-las e dizer que tudo vai ficar bem é bastante gratificante. Esse carinho, junto com o atendimento que teve resultado positivo, é algo único”.


Com a pequena Maria Laura nos braços, Tatiane Lima da Cruz, de 29 anos, diz que sempre recorre à unidade quando um de seus quatro filhos está doente. “Gosto muito do atendimento infantil e não poderia levar minha bebê de dois meses em outro lugar para a primeira consulta. Ela está com uma tosse seca que me preocupava. Graças a Deus está tudo bem”.


 


Estrutura


A ala pediátrica da unidade tem uma sala de triagem, dois banheiros, fraldário, duas cadeiras de rodas infantil, sala de nebulização, recepção própria, dois leitos em sala de emergência, sala de medicação, isolamento com leito e banheiro, sala de sutura e pequenos procedimentos, internação com seis leitos de enfermaria e três berços. Atuam três médicos em plantão 24 horas, além de uma enfermeira, cinco técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistência social e psicóloga.