Acesse nossa fanpage
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibrasInstale Aqui

#Destaques

Semana do Brincar em Guarujá promove interação entre professores, alunos e família

Publicado à

em

Evento é regulamentado na Cidade, através da lei municipal 4.314/16

Brincadeiras ao ar livre, jogos de competição, musicais e oficinas foram algumas das atividades incentivadas na rede municipal de ensino de Guarujá, dentro da Semana do Brincar. As ações envolveram alunos dos ensinos infantil e fundamental I, e foram coordenadas pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel).

A programação teve início em 27 de maio, com término dia 7 de junho, em ação regulamentada através da lei municipal 4.314/16. Participaram 22 escolas de educação infantil (Emeis)  – sendo 3 anexos – mais 15 núcleos de educação infantil (Neims) e 25 núcleos conveniados (Neics), e outras 20 unidades de ensino fundamental I (1ª ao 5º ano). A maioria das escolas também abordaram o eixo: “Brincando se constrói a Cultura da Paz”.

Dentre as escolas do ensino infantil, a diretora da EM Guilherme Furlani (Morrinhos),  explica que na Unidade optou-se por fazer o encerramento da Semana com o Dia da Família. “Proposta foi refletir como constrói a cultura de paz em um momento de descontração entre família e escola. Com oficinas, utilizamos o kit do Palavra Cantada. Recebemos pais e esperamos por mais momentos como este. Afinal, a educação é de um conjunto: não só da escola ou da família”.

Já no ensino fundamental I, a EM Myrian Terezinha (Jardim boa Esperança) promoveu atividades como circuito de voleibol, de basquete e amarelinha. “O brincar é importante para o desenvolvimento do aluno. Contribui na concentração, autonomia, confiança e interação. Resgatamos algumas brincadeiras e apresentamos outras através do Palavra Cantada e jogos. Foi um maravilhoso dia com nossos alunos”, contou a orientadora de ensino da Unidade, Maria do Carmo.

A ação em Guarujá fez parte da Semana Mundial do Brincar, instituída de 25 de maio a 2 de junho e elaborado pela Aliança pela Infância. Neste ano, o tema foi: “O Brincar que Abraça Diferença”, com os seguintes subtemas: brincantes de culturas e identidades diferentes; um corpo sem limites para brincar; brincadeiras como exercício para a vida social; brincando se constrói a cultura de paz; repertórios diversos do brincar e quando a diferença não é respeitada.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) de Guarujá, a Semana do Brincar também teve como principal objetivo “potencializar o afeto, a troca e o contato entre as crianças, seus familiares e comunidade escolar, sob o aspecto de mostrar a todos como é importante respeitar as diferenças”.

Clique para comentar

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos mais lidos

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support