Semana do Brincar em Guarujá promove interação entre professores, alunos e família

Publicado à

Evento é regulamentado na Cidade, através da lei municipal 4.314/16

Brincadeiras ao ar livre, jogos de competição, musicais e oficinas foram algumas das atividades incentivadas na rede municipal de ensino de Guarujá, dentro da Semana do Brincar. As ações envolveram alunos dos ensinos infantil e fundamental I, e foram coordenadas pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel).

A programação teve início em 27 de maio, com término dia 7 de junho, em ação regulamentada através da lei municipal 4.314/16. Participaram 22 escolas de educação infantil (Emeis)  – sendo 3 anexos – mais 15 núcleos de educação infantil (Neims) e 25 núcleos conveniados (Neics), e outras 20 unidades de ensino fundamental I (1ª ao 5º ano). A maioria das escolas também abordaram o eixo: “Brincando se constrói a Cultura da Paz”.

Dentre as escolas do ensino infantil, a diretora da EM Guilherme Furlani (Morrinhos),  explica que na Unidade optou-se por fazer o encerramento da Semana com o Dia da Família. “Proposta foi refletir como constrói a cultura de paz em um momento de descontração entre família e escola. Com oficinas, utilizamos o kit do Palavra Cantada. Recebemos pais e esperamos por mais momentos como este. Afinal, a educação é de um conjunto: não só da escola ou da família”.

Já no ensino fundamental I, a EM Myrian Terezinha (Jardim boa Esperança) promoveu atividades como circuito de voleibol, de basquete e amarelinha. “O brincar é importante para o desenvolvimento do aluno. Contribui na concentração, autonomia, confiança e interação. Resgatamos algumas brincadeiras e apresentamos outras através do Palavra Cantada e jogos. Foi um maravilhoso dia com nossos alunos”, contou a orientadora de ensino da Unidade, Maria do Carmo.

A ação em Guarujá fez parte da Semana Mundial do Brincar, instituída de 25 de maio a 2 de junho e elaborado pela Aliança pela Infância. Neste ano, o tema foi: “O Brincar que Abraça Diferença”, com os seguintes subtemas: brincantes de culturas e identidades diferentes; um corpo sem limites para brincar; brincadeiras como exercício para a vida social; brincando se constrói a cultura de paz; repertórios diversos do brincar e quando a diferença não é respeitada.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) de Guarujá, a Semana do Brincar também teve como principal objetivo “potencializar o afeto, a troca e o contato entre as crianças, seus familiares e comunidade escolar, sob o aspecto de mostrar a todos como é importante respeitar as diferenças”.